RSS

Colesterol alto em crianças


Já há algum tempo a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando sobre o aumento da prevalência de colesterol alto (hipercolesterolemia) em crianças. Antes conhecida somente como “doença de adulto”, o excesso dessa gordura no sangue vem se tornando cada vez mais presente entre os pequenos.

Certamente podemos atribuir esse quadro à grande modificação de hábitos alimentares das crianças na última década. Atualmente, cerca de 43 milhões de crianças em idade pré-escolar sofrem de sobrepeso ou obesidade, condições que aumentam o risco de problemas de saúde, tais como o excesso de colesterol.

Segundo o INCOR (Instituto do Coração) de São Paulo, 10% das crianças brasileiras estão com o colesterol acima dos níveis normais. Mas atenção, não são só as crianças gordinhas que correm esse risco!
Níveis de colesterol alterados não causam sintomas físicos. Portanto, os pais devem ficar atentos e relatar ao pediatra caso: eles já tenham história de dislipidemia (níveis elevados de gorduras – colesterol ou triglicerídeos – ou de transportadores de gordura no sangue), tenham antecedentes familiares para doenças cardiovasculares, se as crianças tiverem hábitos alimentares não-saudáveis e/ou se elas não praticarem nenhuma atividade física.

O excesso de colesterol se deposita nas artérias, formando “placas” que reduzem a flexibilidade das artérias, bem como o espaço para o sangue passar (informalmente, falamos que o colesterol “endurece” e “entope” as artérias).

Para tomar nota!

Os principais alimentos que, se consumidos com freqüência, levarão ao aumento de colesterol, são: embutidos (presunto, salsicha, lingüiça, bacon...), carnes gordurosas, fast food de um modo geral, salgadinhos, biscoitos recheados, preparações fritas, entre outros.

Se você suspeita que seu filho esteja correndo risco de apresentar colesterol alto no futuro, ou mesmo no presente, procure um profissional Nutricionista! Ele é o profissional mais indicado para avaliar a fundo a alimentação de seu filho, bem como para orientar toda a família na construção de hábitos mais saudáveis e na manutenção da saúde.


Dia 31 de Agosto é o Dia do Nutricionista. Parabéns a todos os profissionais da área!


Débora Kilpp - deboranutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: