RSS

Psico + motricidade = Psicomotricidade


A Psicomotricidade é uma profissão da área da saúde, em nível de especialização, com aproximadamente, um ano e meio de duração. A Psicomotricidade trabalha com o sujeito na atividade através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

Essa prática visa contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sociocultural, buscando estar sempre condizente com a realidade do sujeito.

A Psicomotricidade é a ciência da educação que educa o movimento ao mesmo tempo em que põe em jogo as funções da inteligência, afetividade e personalidade. Na Psicomotricidade, a relação, a vivência corporal e a linguagem simbólica são imprescindíveis, ou seja, o psico está sempre ligado à motricidade.

O psicomotricista pesquisa, avalia, previne e trata o sujeito na aquisição, no desenvolvimento e nos transtornos da integração somato-psíquica. Com isso, seu público alvo normalmente é crianças em desenvolvimento e com atrasos / dificuldades no desenvolvimento global, bebês de alto risco, pessoas portadoras de necessidades especiais (deficiências motoras, sensoriais, mentais e psíquicas), família e terceira idade.

O profissional pode atuar nas áreas da educação, clínica, hospitalar, empresas, consultoria, supervisão e pesquisa.



Priscila Straatmann – priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: