Qual criança que não gosta de música? Não canta uma melodia repetidamente ou as cria? Qual criança que não fica atraída e curiosa pelo som de um instrumento diferente?
Sendo o interesse pela música um pré-requisito para iniciar um processo musicoterapêutico, a Musicoterapia é de extrema importância para as crianças, trazendo diversos benefícios e auxiliando no seu desenvolvimento global.
Nas sessões de Musicoterapia são oferecidos instrumentos, assim como sons, canções que podem estar acompanhadas de gestos, entre outros recursos. Nesse fazer musical, o musicoterapeuta vai percebendo as necessidades e potencialidades da criança e as trabalha através de atividades musicais estruturadas, utilizando a música como outro meio de expressão que não a fala, um meio menos amedrontador, permitindo que a criança se sinta mais segura para se expressar.
Na sua expressão musical surgem suas dificuldades como baixa autoestima, falta de iniciativa, indisciplina, ansiedade, insegurança, dificuldades em organizar sequências (fundamental para o aprendizado), dificuldades motoras e de comunicação, entre outras questões emocionais, sociais, cognitivas ou motoras.
As canções folclóricas estão ficando cada vez mais esquecidas. Muitas crianças não as conhecem mais, mas sabem cantar e dançar a última moda do Funk. As canções folclóricas promovem momentos lúdicos, fundamentais para o bom desenvolvimento da criança, desinibem, promovem a autoexpressão, trabalham emoções, promovem a integração, a criatividade e o raciocínio, exercitam a coordenação motora, permitem que a criança projete suas dificuldades, medos e anseios, trabalhando seu desenvolvimento integral. Salienta-se a importância do resgate do folclore em contraste com canções com conteúdos preconceituosos e pornográficos, como muitas vezes ocorrem no Funk.
O brincar é indiscutivelmente fundamental para a saúde da criança e está sendo cada vez mais substituído por “brinquedos prontos” como o computador ou videogame, que não necessitam de criatividade e imaginação. Muitas vezes a Musicoterapia é o único momento que a criança desenvolve sua capacidade lúdica através das canções folclóricas ou outros recursos.
A Musicoterapia também com seus outros recursos como a improvisação, o tocar, o cantar, os jogos musicais, a escolha de canções, entre outros, possibilita o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico das crianças. Traz resultados surpreendentes para crianças com comportamentos inadequados e falta de limites, pois a música impõe uma disciplina. A estrutura musical é uma estrutura organizada que necessita ser respeitada rigidamente. Um instrumento tem que ser executado em determinado momento da música e não em outro, as alturas musicais, o ritmo, o andamento não podem ser modificados, pois caso contrário não seria mais a mesma música. Assim, a criança aprende a esperar sua vez de tocar/cantar/falar e trabalha sua disciplina e capacidade de frustração.
A música auxilia na capacidade de aprendizagem, seja em questões cognitivas, como aprimorando a atenção, concentração, memória, criatividade, raciocínio, a relação espacial e temporal (a música é uma organização espaço-temporal), e servindo como suporte nas tarefas acadêmicas, questões de coordenação motora, questões emocionais, através da autoexpressão e aumentando a motivação para o estudo, já que a música é uma atividade prazerosa, entre outras. As causas das dificuldades de aprendizagem são oriundas de qualquer um dos âmbitos do desenvolvimento, a Musicoterapia é eficaz, pois é capaz de trabalhar todos eles.
Crianças com deficiência apresentam resultados maiores através da música, tanto na sua capacidade cognitiva, quanto emocional, física ou social, podendo a Musicoterapia desenvolver suas potencialidades.
A música além de ser capaz de ativar todas as áreas do cérebro, dá prazer, promove uma gratificação, aumentando o desejo de fazer música, e através desse fazer musical, trabalham-se diversos aspectos do desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades. A Musicoterapia acalma crianças agitadas, melhora a autoestima, desenvolve a autonomia, reduz comportamentos inadequados e melhora sua criatividade, trazendo novas maneiras de resolver conflitos tanto emocionais, quanto intelectuais, melhorando assim, a qualidade de vida da criança e promovendo um desenvolvimento mais saudável, sendo indicada para crianças de todas as idades.
Saiba mais sobre a Musicoterapia no Espaço Dom Quixote!
Luciana Steffen – lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote
Sendo o interesse pela música um pré-requisito para iniciar um processo musicoterapêutico, a Musicoterapia é de extrema importância para as crianças, trazendo diversos benefícios e auxiliando no seu desenvolvimento global.
Nas sessões de Musicoterapia são oferecidos instrumentos, assim como sons, canções que podem estar acompanhadas de gestos, entre outros recursos. Nesse fazer musical, o musicoterapeuta vai percebendo as necessidades e potencialidades da criança e as trabalha através de atividades musicais estruturadas, utilizando a música como outro meio de expressão que não a fala, um meio menos amedrontador, permitindo que a criança se sinta mais segura para se expressar.
Na sua expressão musical surgem suas dificuldades como baixa autoestima, falta de iniciativa, indisciplina, ansiedade, insegurança, dificuldades em organizar sequências (fundamental para o aprendizado), dificuldades motoras e de comunicação, entre outras questões emocionais, sociais, cognitivas ou motoras.
As canções folclóricas estão ficando cada vez mais esquecidas. Muitas crianças não as conhecem mais, mas sabem cantar e dançar a última moda do Funk. As canções folclóricas promovem momentos lúdicos, fundamentais para o bom desenvolvimento da criança, desinibem, promovem a autoexpressão, trabalham emoções, promovem a integração, a criatividade e o raciocínio, exercitam a coordenação motora, permitem que a criança projete suas dificuldades, medos e anseios, trabalhando seu desenvolvimento integral. Salienta-se a importância do resgate do folclore em contraste com canções com conteúdos preconceituosos e pornográficos, como muitas vezes ocorrem no Funk.
O brincar é indiscutivelmente fundamental para a saúde da criança e está sendo cada vez mais substituído por “brinquedos prontos” como o computador ou videogame, que não necessitam de criatividade e imaginação. Muitas vezes a Musicoterapia é o único momento que a criança desenvolve sua capacidade lúdica através das canções folclóricas ou outros recursos.
A Musicoterapia também com seus outros recursos como a improvisação, o tocar, o cantar, os jogos musicais, a escolha de canções, entre outros, possibilita o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico das crianças. Traz resultados surpreendentes para crianças com comportamentos inadequados e falta de limites, pois a música impõe uma disciplina. A estrutura musical é uma estrutura organizada que necessita ser respeitada rigidamente. Um instrumento tem que ser executado em determinado momento da música e não em outro, as alturas musicais, o ritmo, o andamento não podem ser modificados, pois caso contrário não seria mais a mesma música. Assim, a criança aprende a esperar sua vez de tocar/cantar/falar e trabalha sua disciplina e capacidade de frustração.
A música auxilia na capacidade de aprendizagem, seja em questões cognitivas, como aprimorando a atenção, concentração, memória, criatividade, raciocínio, a relação espacial e temporal (a música é uma organização espaço-temporal), e servindo como suporte nas tarefas acadêmicas, questões de coordenação motora, questões emocionais, através da autoexpressão e aumentando a motivação para o estudo, já que a música é uma atividade prazerosa, entre outras. As causas das dificuldades de aprendizagem são oriundas de qualquer um dos âmbitos do desenvolvimento, a Musicoterapia é eficaz, pois é capaz de trabalhar todos eles.
Crianças com deficiência apresentam resultados maiores através da música, tanto na sua capacidade cognitiva, quanto emocional, física ou social, podendo a Musicoterapia desenvolver suas potencialidades.
A música além de ser capaz de ativar todas as áreas do cérebro, dá prazer, promove uma gratificação, aumentando o desejo de fazer música, e através desse fazer musical, trabalham-se diversos aspectos do desenvolvimento da criança, suprindo suas necessidades. A Musicoterapia acalma crianças agitadas, melhora a autoestima, desenvolve a autonomia, reduz comportamentos inadequados e melhora sua criatividade, trazendo novas maneiras de resolver conflitos tanto emocionais, quanto intelectuais, melhorando assim, a qualidade de vida da criança e promovendo um desenvolvimento mais saudável, sendo indicada para crianças de todas as idades.
Saiba mais sobre a Musicoterapia no Espaço Dom Quixote!
Luciana Steffen – lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote
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