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Estimulação Precoce



A estimulação precoce vem a dar iniciativa à criança com atraso a desenvolver os sentidos do seu próprio corpo, preparando-a para dominar posições e tonificar a musculatura de uma forma lúdica para descobrir o seu limite. Busca-se com isto abrir um novo campo de comunicação entre pai-filho, permitindo que os pais descubram muito sobre seus pequenos e permite que eles enxerguem potencialidades. 

A estimulação precoce deve ser iniciada a partir do momento em que a criança for diagnosticada como bebê de risco ou portador de atraso no desenvolvimento ou ainda sem atraso a fim de poderem, o quanto logo, serem estimuladas as percepções sensoriais, os movimentos normais, o rolo, o sentar, o engatinhar, a deambulação, a coordenação visual e motora, a socialização e a cognição. Enquanto as atividades lúdicas são usadas como meio para atingir os objetivos terapêuticos, a brincadeira não tira férias da vida, pois auxilia na construção de uma relação de confiança e permite a criança adquirir novas habilidades necessárias para a brincadeira, como a curiosidade, a confiança, a resistência e a vigilância. 

As atividades motoras estimulam o desenvolvimento do cérebro e são indispensáveis para a organização do sistema nervoso. Realizadas de forma descontraída, oferecem à criança meios para que ela progrida e adquira autonomia. Envolve normalizar o tônus e permitir que pela plasticidade, as sensações normais sejam absorvidas e mantidas.

Pouco adianta a criança ir ao grupo de Estimulação Precoce (entre em contato para saber mais) duas vezes por semana e depois passar o resto do dia em posturas que não favoreçam esta normalização. Certamente esse processo que envolve o grupo de Estimulação Precoce, a mãe junto no tratamento e sendo orientada, mais uma boa dose de afeto, paciência e respeito pela criança, a mesma crescerá tornando-se uma pessoa equilibrada.

Le Boulch (1982) diz que os movimentos espontâneos, mesmo não sendo pensados, dependem das experiências vividas anteriormente. Não se trata de uma memória intelectual, mas sim de uma verdadeira memória corporal, toda ela carregada de afeto e orientada por ele. O corpo não está simplesmente dotado de eficácia, ele está presente no mundo como uma unidade fundamentalmente original, como “corpo próprio”.

Sugestões de exercícios:

- Virar e revirar a criança toda vez que for trocá-la (induz movimento global);

- Um móbile brilhante acima da cama, um chocalho sonoro;

- Evitar movimentos bruscos. Os gestos devem ser suaves, sustentar-lhe a cabeça, servir-se do movimento esboçado pela criança para continuá-lo;

- Deitar a criança de costas no chão, para obter a abertura da mão através da descontração do ombro e tomar consciência do corpo, obter a extensão completa dos braços;

- Brincar com bolas de cores e tamanhos diferentes;

- Brincadeiras com cubos;

- Baldinhos para encher de areia no jardim. Copinhos para encher de arroz em casa;

- Brinquedos de empurrar e puxar;

- Fantoches;

- Livros com figuras;

- Os movimentos globais serão jogos que precisam da adesão total da criança. Objetos como bastões, arco, o carrinho, permitem a criança libertar-se da mão do adulto, além de subir no escorregador, escadas, descer degraus, cair, levantar-se.

Ficou interessado na Estimulação Precoce? O grupo oferecido pelo Espaço Dom Quixote ocorre sempre em segundas e quartas das 13h às 14h!


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

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