A consciência fonológica é a habilidade linguística de tomada de consciência das características formais da linguagem.
No processo de aprendizagem, o aluno deve conseguir perceber que a língua falada pode ser dividida em palavras; as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. Também deve perceber que essas unidades se repetem em diferentes palavras faladas. Conseguindo fazer estes processos oralmente, a capacidade de relacionar as letras com os seus respectivos sons, ou seja, fazer a relação grafema-fonema, vai aumentando gradualmente, até que se torne um processo automatizado.
Desde a Educação Infantil, a consciência fonológica já é estimulada com canções, rimas e poesias, mas é a partir do 1° ano do Ensino Fundamental que este estímulo vai sendo mais direcionado para atividades específicas.
Atividades que envolvam a noção de palavras são mais fáceis que as de sílabas e as de sílabas são mais fáceis do que as que envolvem o conceito de fonemas, por isto esta hierarquia deve ser respeitada e o professor deve ter este cuidado na hora de propor atividades de consciência dos sons.
Falando mais especificamente da consciência da palavra, ela representa a capacidade de segmentar as frases em palavras e, além disso, perceber a relação entre elas e organizá-las em uma sequência com sentido.
Com o final do 1° trimestre escolar, já é possível perceber quais os alunos que estão tendo mais dificuldades no processo de alfabetização e o professor pode se utilizar de estratégias de consciência fonológica para auxiliar a turma.
Seguem atividades práticas que estimulam a consciência de palavras:
- Falar pedaços de canções ou provérbios e orientar os alunos que peguem um palito para cada palavra dita;
- Falar uma frase e após pedir que o aluno repita a frase, mas trocando uma das palavras. O professor pode ajudar o aluno dizendo qual a palavra que deve ser trocada;
- Dizer uma frase com uma palavra sem sentido e pedir que os alunos troquem esta palavra por algo mais coerente. Nesta atividade é interessante destacar que não há apenas uma palavra adequada e comparar o que cada aluno fala.
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Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)
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