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Paraquedas!


Atividade para brincar com seus filhos nas férias ou para o início das aulas!

Uma brincadeira que utilizamos muito no Espaço Dom Quixote é o “Paraquedas”. Muito comum na Europa e nos Estados Unidos, chamado de “Parachute play”, está começando a se difundir também em algumas escolas no Brasil e entre profissionais como Musicoterapeutas, Educadores Físicos, Terapeutas Ocupacionais, Professores, entre outros.

A brincadeira é fantástica! Estimula os sentidos e pode ser utilizada visando atingir diversos objetivos. Muitas atividades podem ser feitas, como cantar realizando movimentos com o paraquedas; brincar de “chefe manda”, onde cada um vai propondo movimentos diferentes e os outros vão imitando; cantar ou ouvir canções que propõem determinadas ordens, como “Anel de pedra verde”, cujo o texto diz “ora de frente pra frente, ora de trás, pra trás”. Há inclusive cd’s específicos com músicas para o paraquedas. O legal é diversificar as músicas, onde cada um pode comandar uma atividade na duração de uma música ou em determinado período dela.

Algumas músicas folclóricas funcionam bem, o importante é que o ritmo seja bem marcado, para facilitar os movimentos, já que o ritmo impulsiona o movimento. Outras, como as músicas dos anos 60, como “Twist and Shout”, comumente conhecida pela gravação dos “Beatles”, marchas, sambas, enfim, músicas bem agitadas, como música dance ou até um tango podem ser muito eficientes. A música escolhida vai depender da faixa etária e do gosto dos participantes. Músicas mais calmas para terminar podem ser importantes para acalmar o grupo e são as mais recomendadas para pessoas com mais dificuldades de se locomover.

Sincronizando os movimentos com a música se trabalha a atenção, a concentração, os limites e até a capacidade de frustração, além do relacionamento do grupo, onde todos têm que cooperar, pois cada um é responsável pelo movimento de um pedaço do paraquedas que deve estar sincronizado com o restante. Caso contrário, o resultado é o balanço desordenado do paraquedas, o que também não deixa de ser importante em momentos de maior liberdade, de “bagunça” com o paraquedas, depende do que se quer alcançar. Colocar balões ou bolas em cima do paraquedas é algo muito divertido, ninguém pode deixar as bolas ou balões caírem ou todos têm que acertar a bola no buraco do meio, e assim vai se trabalhando o trabalho em equipe.

As crianças gostam muito de sentar no meio do paraquedas cheio de balões enquanto outros ficam do lado de fora balançando o paraquedas, assim os balões ficam flutuando sobre elas ou então uma criança tenta pegar a outra, uma por cima e a outra por baixo.

Além da descontração e do divertimento que a brincadeira provoca, trabalha-se a capacidade de seguir ordens, limites, a coordenação motora, entre outros. As cores também podem ser trabalhadas, como todos pisar na cor que a música trouxer, ou como “elefante colorido”.

As atividades podem ser adaptadas, pode-se fazer em pé, sentado, pode-se ir para baixo do paraquedas, trocar de lugar, uma criança embaixo e outra em cima. Pela internet encontram-se diversos vídeos digitando “parachute play” com diferentes atividades.

Se não encontrarem para vender no Brasil, encontra-se em alguns sites internacionais ou, o mais fácil, é pedir para uma costureira. Tenho um feito em microfibra, o tecido mais próximo do tactel que não encontrei no mercado. O tamanho vai do gosto de cada um, pode ser um pequeno para quatro pessoas ou até gigante para grandes grupos. O legal é escolher as cores e fazer o mais colorido possível, lembrando que na extremidade há uma corda por dentro para auxiliar a dar peso quando jogamos o paraquedas para cima e assim ele cai bem devagar.

Enquanto não providenciam um, vale a pena ir brincando com lençol, tecido tnt... e muita música!

Fica a dica para brincar com seus filhos nas férias ou para professores e demais profissionais alcançarem seus objetivos de forma divertida!

Boa diversão!


Luciana Steffen - lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote

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