RSS

Dificuldades de fala


As dificuldades de fala, segundo o fonoaudiólogo Jaime Zorzi, podem ser caracterizadas como toda e qualquer alteração que dificulte ou impeça a produção dos sons que compõem as palavras, ou seja, os fonemas. As alterações mais graves dizem respeito a atrasos no desenvolvimento, as crianças começam a falar muito tarde. Problemas mais simples e mais freqüentemente encontrados referem-se a trocas, omissões e distorções de sons (uma imprecisão na pronúncia do som).

É muito comum encontrarmos crianças em idade pré-escolar que tenham alguma dificuldade em determinado som. Em alguns casos, as trocas são bastante evidentes e acabam por influenciar muito na compreensão do que as crianças querem dizer e fica evidente que elas precisam de um acompanhamento fonoaudiólogo para superar esta fase.

Mas há outros casos em que a alteração ocorre em apenas um ou dois fonemas e acaba ficando fácil de entender a fala destas crianças. É neste caso que uma alteração leve pode gerar grandes incômodos no desenvolvimento da criança. Isto porque, como a fala não fica totalmente ininteligível, muitos pais acabam por adiar a procura de um fonoaudiólogo. Acham que é "bonitinha" a fala do filho, acham graça do que ele diz, ou insistem que ele ainda é muito novo. A família em muitos casos acaba falando da mesma maneira que a criança e, muitas vezes sem perceber, estimulam para que este padrão de fala se torne mais incorreto. Por isso é importante que nunca se repita as palavras incorretas que uma criança diz, pois ela aprende através dos modelos dos adultos e se este modelo está incorreto, a fala da criança só pode ficar incorreta também.

Outro problema no adiamento da procura do fonoaudiólogo é que, com o passar dos anos, a criança passa a ser motivo de brincadeiras na escola, recebe apelidos e começa a se sentir mal por ser taxada como aquele que fala errado, é o bem conhecido Cebolinha.

Vale a pena destacar que até os 5 anos de idade a criança deve estar falando tudo corretamente. Algumas alterações já podem ser tratadas antes desta idade, por isso a avaliação fonoaudióloga é essencial para determinar se as alterações de fala são as esperadas para a idade ou não e assim auxiliar a criança da melhor maneira possível e o quanto antes seja possível para evitar danos maiores.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pòs-Graduanda em Neuropsicologia (UFRGS)

0 comentários: