RSS

Gripe Comum ou Gripe A?


Quem de nós já não parou para pensar em como o tempo passa rápido? Daqui a pouco, já estaremos no meio do ano... Meio do ano? Isto lembra inverno. E inverno lembra gripes, resfriados e doenças respiratórias, a famosa gripe A (influenza H1N1). Mas como saber se contraímos uma gripe comum ou a gripe A? Veja abaixo as principais diferenças entre elas:





O que fazer, então, para prevenir as gripes e demais problemas respiratórios que aparecem com freqüência nessa época, principalmente, em crianças?
A melhor maneira de se proteger contra a gripe é tomar uma vacina anualmente, uma vez que o vírus sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve também ser repetida todo ano para poder ser eficaz. É importante tomar a vacina logo no começo da estação da gripe, assim, a imunidade estará alta quando o vírus atacar (geralmente, no fim de junho a meados de setembro). As boas práticas de higiene também ajudam a evitar a contaminação dos vírus das gripes, como, por exemplo, lavar as mãos com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; cobrir o nariz e a boca com lenço de preferência descartável quando tossir ou espirrar evitando a disseminação do vírus no ar. Pessoas com qualquer tipo de gripe não devem frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas E se você estiver gripado, não se esqueça de procurar assistência médica!
Priscila Votto Fernandes – priscilafisio@espacodomquixote.com.br
Fisioterapeuta do Espaço Dom Quixote


0 comentários: