Crianças na faixa etária de 0 a 5 anos de idade estão em uma fase de descobertas do seu próprio corpo, de construção de habilidades, dos jogos simbólicos e da descoberta dos outros e dos objetos do mundo exterior. Cabe então ao professor de Educação Física proporcionar aos pequenos brincadeiras e jogos que os estimulem e ajudem na construção do seu desenvolvimento. Nas aulas de Educação Física o professor deve trabalhar com as habilidades motoras, brinquedos, jogos simbólicos e fantasias das crianças e estas precisam ser desenvolvidas desde a Educação Infantil.
O professor deve conhecer as fases do desenvolvimento para realizar atividades adequadas e apropriadas para cada etapa de desenvolvimento. Nenhuma criança é igual a outra, e o desenvolvimento de cada uma se dá de forma diferenciada. Por isso, o educador precisa saber respeitar a individualidade de cada um de seus alunos.
O educador deve procurar potencializar a autonomia e independência de cada aluno, através das necessidades e capacidades que apresentam. Deste modo, o professor deve trabalhar a criança em seu todo, trabalhar o aspecto motor, cognitivo, afetivo e social. Ou seja, o educador utiliza-se das atividades motoras para trabalhar o desenvolvimento global das crianças.
Como na Educação Física se trabalha muito o corpo, observa-se a importância da Psicomotricidade, pois ela ocupa-se do corpo em movimento, isto quer dizer que a Psicomotricidade se ocupa de um sujeito que fala através do seu corpo, dos seus movimentos, do seu tônus, das suas posturas e dos seus gestos.
Assim, trabalhando a Psicomotricidade nas aulas de Educação Física, todos os aspectos apontados poderão ser desenvolvidos com mais eficácia. A partir disso, observa-se que a Psicomotricidade é de fundamental importância nas aprendizagens escolares, especialmente na Educação Infantil.
Mayara C. Smaniotto – mayara@espacodomquixote.com.br
Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
0 comentários:
Postar um comentário