A preocupação com os resultados das avaliações é algo natural e normal. Afinal, todos os alunos, após um período de estudos, passam pela avaliação destes conhecimentos para verificar se foram realmente apreendidos. As formas de avaliação utilizadas pelas escolas podem ser as mais variadas – aquelas que a criatividade e qualificação do professor permitirem e aquelas que a instituição normatizar em seu regimento. Todavia, uma das formas mais utilizadas, em parte do percurso ou em todo o processo avaliativo, é a prova escrita. Ela exige dos alunos o domínio da escrita, um vocabulário amplo, memorização, capacidade de relação de conteúdos e informações, interpretação, síntese e equilíbrio emocional.
Para muitos alunos ela é um procedimento natural no processo de sua aprendizagem; para outros é um momento angustiante, quase de agonia. Afinal, se todos estudam e estudam muito, porque alguns atingem bons resultados e outros não conseguem obter os resultados necessários para a aprovação no final do ano escolar?
Os pais que acompanham o esforço dos filhos também se preocupam e se questionam: como ajudar o filho neste processo de sua aprendizagem?
A postura da família em relação aos estudos é fundamental, e aqui cabem algumas dicas:
- Ter uma atitude de interesse e curiosidade pelo conhecimento geral através da pesquisa, leitura e estudo de assuntos diversificados. Buscar, através de livros, internet, passeios culturais, entre outras fontes, ampliar o conhecimento da família sobre assuntos variados e curiosos;
- Incentivar e colocar na rotina familiar visitas a museus, teatros, cinema, shows, palestras;
- Investir em livros e ter como hábito a leitura;
- Participar da vida escolar dos filhos acompanhando sua agenda, verificando seu material, participando das reuniões e atividades escolares;
- Perguntar e acompanhar a vida escolar dos filhos através de um diálogo em que o interesse, incentivo e elogios sejam prioridade, mas também cobrar a responsabilidade e dedicação nos estudos;
- Ter uma rotina de estudos com horário, local adequado e materiais necessários;
- Buscar a escola sempre que perceber conflitos, desinteresse ou dificuldades na aprendizagem. A parceria entre a família e a escola é fundamental para o sucesso na educação. Afinal, os pais e professores buscam o mesmo resultado ao final do período escolar: o sucesso na aprendizagem.
Se, mesmo assim, seu filho não estiver conseguindo obter bons resultados e começar a apresentar dificuldades de aprendizagem, desmotivação, medo de fracassar, é importante procurar ajuda profissional para investigar o problema, a causa e os encaminhamentos para sua solução.
As áreas da Psicopedagogia e da Psicologia são as mais indicadas para avaliar, diagnosticar e tratar das causas da dificuldade de aprendizagem. Em alguns casos, trata-se de fatores emocionais e psíquicos que inibem a aprendizagem e atrapalham o rendimento escolar e até as relações sociais; em outros, o aluno tem lacunas na aprendizagem, déficit cognitivo ou modalidade de aprendizagem diferenciada da modalidade de ensinagem, fatores que prejudicam ou impedem o sucesso escolar.
Em todas estas situações, a intervenção profissional feita com tempo e com profissionais qualificados ajuda a minimizar os problemas e a encaminhar o educando para o sucesso na sua aprendizagem e na melhora do seu quadro emocional.
A família precisa estar atenta para os primeiros sinais de dificuldade e deve buscar ajuda o quanto antes para evitar a perda de um ano letivo, que pode causar desconforto e até traumas, dependendo do quadro emocional da criança ou adolescente.
Janete Cristiane Petry - janetepp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote
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