RSS

Atenção ao consumo excessivo de bebidas adoçadas


O consumo de bebidas adoçadas parece estar associado positivamente com ganho de peso em crianças, consequentemente ao aumento da glicemia (taxas de açúcar no sangue) em exames de rotina, levando assim a um possível desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2. 

Por bebidas adoçadas entende-se refrigerantes, sucos industrializados, chás, águas saborizadas, refrescos, entre outras. É sugerido que o açúcar, quando consumido na forma líquida, apresenta um menor poder de saciedade, elevando assim o consumo deste tipo de bebida. 

Ciente deste panorama, o Conselho de Saúde da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, aprovou a proibição da venda de bebidas adoçadas com um volume maior que 473 ml em lancherias e restaurantes. O desrespeito a esta conduta é passível de multa num valor de U$$200 (em torno de R$ 400 reais). 

Será que esta norma auxiliará na redução dos índices de obesidade infantil? 

LEMBRE-SE: 

Prefira sucos naturais, polpas de fruta congeladas, sucos concentrados ou versões industrializadas sem adição de açúcar. O suco em pó deve ser evitado, assim como o néctar de fruta que possui entre seus ingredientes apenas de 20 a 30% de polpa de fruta. 


Daniele Santetti – danielenutri@espacodomquixote.com.br 
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: