O consumo de bebidas adoçadas parece estar associado positivamente com ganho de peso em crianças, consequentemente ao aumento da glicemia (taxas de açúcar no sangue) em exames de rotina, levando assim a um possível desenvolvimento futuro de diabetes tipo 2.
Por bebidas adoçadas entende-se refrigerantes, sucos industrializados, chás, águas saborizadas, refrescos, entre outras. É sugerido que o açúcar, quando consumido na forma líquida, apresenta um menor poder de saciedade, elevando assim o consumo deste tipo de bebida.
Ciente deste panorama, o Conselho de Saúde da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, aprovou a proibição da venda de bebidas adoçadas com um volume maior que 473 ml em lancherias e restaurantes. O desrespeito a esta conduta é passível de multa num valor de U$$200 (em torno de R$ 400 reais).
Será que esta norma auxiliará na redução dos índices de obesidade infantil?
LEMBRE-SE:
Prefira sucos naturais, polpas de fruta congeladas, sucos concentrados ou versões industrializadas sem adição de açúcar. O suco em pó deve ser evitado, assim como o néctar de fruta que possui entre seus ingredientes apenas de 20 a 30% de polpa de fruta.
Daniele Santetti – danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote
0 comentários:
Postar um comentário