O seu filho tem o hábito de brincar com objetos de diferentes texturas ou com brinquedos prontos vindos da loja? Você sabia que brincar é muito importante para a constituição do sujeito e que o brincar permite uma reorganização interna que interfere no desenvolvimento psicológico, intelectual, emocional, motor e social das crianças? E ainda mais, brincar com o corpo e com sentidos permite aprimorar as funções neuropsicomotoras, além de fortalecer conexões neurais. É no brincar que a criança aprende a ter controle corporal, percepção espaço-temporal, ter atenção e a se socializar com as outras crianças e assim respeitando o espaço do outro.
O brincar é muito importante, brincar com cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar) e com sensações proprioceptivas (informação sobre o que os músculos estão fazendo e como se movimentar) e vestibulares (informação sobre equilíbrio, postura e controle, atenção e regulação emocional) que possuímos e assim aumentar a organização das sensações e o uso eficiente do corpo no ambiente.
Você já pensou em sentar no chão e brincar com gel, massa colorida, cantar, amassar, rolar? Se sim, continue com essa prática. Se não, deixo vários exemplos de atividades:
- Táteis: brincar com areia, água, terra, grama, argila, bolinhas de gel, macarrão e grãos diversos, massinha, brinquedos de consistências e texturas diferentes. Misturar farinha e água, bolinhas e macarrão com corante.
- Visuais: brinquedos coloridos e com contrastes.
- Auditivos: brincar com instrumentos musicais, cantar.
- Olfativos/gustativos: cheirar, provar e preparar alimentos com consistências e sabores variados.
- Proprioceptivos: brincadeiras de puxar, carregar, amassar, lavar e esfregar. Que tenham pressão sobre o corpo como mergulhar, almofadas, rolar sobre elementos macios, apertar ou abraçar um ursinho ou almofada, deitar com edredon ou cobertor pesado, abraçar com toque profundo junto com as almofadas, deitar em cima ou em baixo do rolo ou bola suiça (bobath).
- Vestibulares: brincar de rodar, balançar, pular, correr, escalar, andar sobre almofadas, entre outros. A pracinha é excelente.
Bom divertimento!
Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
O brincar é muito importante, brincar com cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar) e com sensações proprioceptivas (informação sobre o que os músculos estão fazendo e como se movimentar) e vestibulares (informação sobre equilíbrio, postura e controle, atenção e regulação emocional) que possuímos e assim aumentar a organização das sensações e o uso eficiente do corpo no ambiente.
Você já pensou em sentar no chão e brincar com gel, massa colorida, cantar, amassar, rolar? Se sim, continue com essa prática. Se não, deixo vários exemplos de atividades:
- Táteis: brincar com areia, água, terra, grama, argila, bolinhas de gel, macarrão e grãos diversos, massinha, brinquedos de consistências e texturas diferentes. Misturar farinha e água, bolinhas e macarrão com corante.
- Visuais: brinquedos coloridos e com contrastes.
- Auditivos: brincar com instrumentos musicais, cantar.
- Olfativos/gustativos: cheirar, provar e preparar alimentos com consistências e sabores variados.
- Proprioceptivos: brincadeiras de puxar, carregar, amassar, lavar e esfregar. Que tenham pressão sobre o corpo como mergulhar, almofadas, rolar sobre elementos macios, apertar ou abraçar um ursinho ou almofada, deitar com edredon ou cobertor pesado, abraçar com toque profundo junto com as almofadas, deitar em cima ou em baixo do rolo ou bola suiça (bobath).
- Vestibulares: brincar de rodar, balançar, pular, correr, escalar, andar sobre almofadas, entre outros. A pracinha é excelente.
Bom divertimento!
Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
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