“Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável. É a base da atividade intelectual criativa e dinâmica”.
Eduardo Costa
A prática da atividade física (qualquer movimento como resultado de contração muscular esquelética que aumente o gasto energético acima do repouso e não necessariamente a prática desportiva) é benéfica ao ser humano para uma boa qualidade de vida.
Quando a atividade é feita de uma forma adequada, pode proporcionar uma saúde física e emocional equilibrada em todas as fases da vida, na infância, adolescência, vida adulta e na melhor idade, como algumas pessoas se referem à terceira idade.
Na infância e na adolescência, a prática da atividade física contribui para a saúde, o não surgimento da obesidade, a prevenção de doenças (hipertensão, tumores, diabetes, doenças crônicas e cardiológicas), desenvolvimento da massa óssea, muscular e articulações, estimula o desenvolvimento cognitivo e motor e também há indícios que crianças e adolescentes ativos têm mais propensão de serem adultos preocupados com a saúde e a prática física.
São aspectos para a estimulação e indicação da prática física nesta faixa etária: criar o hábito saudável da atividade física no cotidiano, valorizar a educação física escolar (que estimula a prática de atividade física para toda a vida, de forma agradável e prazerosa), integrar as crianças e não discriminar os que têm menos aptidão.
A prática desportiva colabora para a socialização das crianças e adolescentes proporcionando uma competição saudável em equipe, onde elas se deparam com situações de ganhar ou perder, potencialidades, qualidades, desapontamentos, defeitos e etc.
Dicas práticas para os pais estimularem seus filhos à prática de atividade física, segundo a Clínica Infantil Reibscheid, 2011 (trecho retirado do site):
- Crianças e adolescentes devem ter pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa;
- Sirva de exemplo: organize eventos familiares ao ar livre que tenham momentos de prática de atividade física regular;
- Encoraje a criança a ser ativa. Ensine e participe de brincadeiras como: chutar bola, pular corda, andar de bicicleta, pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, etc;
- Apóie a participação da criança e do adolescente em atividades esportivas individuais ou coletivas que ele goste. Natação, futebol, voleibol, etc;
- Estabeleça limites de tempo para ver televisão, computador e jogos eletrônicos. Alterne períodos de inatividade com atividade;
- O tempo de atividade física não precisa ser contínuo, deve haver períodos de sono, refeições, etc.
Então, viva a prática da atividade física!!!
Referências:
http://www.scielo.br/pdf/rbme/v4n4/a02v4n4.pdf. Acesso: 16/02/2012
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/Image/conteudo/
artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/artigos/atividade_fisica_em_adolescentes.pdf.
Acesso 17/02/2012.
http://www.pediatriaemfoco.com.br/posts.php?cod=143&cat=5.Acesso 18/02/2012.
Fernanda Soares Fernandes - fernandapsico@espacodomquixote.com.br
Psicóloga do Espaço Dom Quixote
Especialista em Psicologia Clínica - Terapia Cognitivo-Comportamental
0 comentários:
Postar um comentário