RSS

MISSÃO PAIS III: é hora de relaxar


Nos dias atuais, todos temos duas profissões que temos que assumir e tentar desempenhá-las da melhor forma possível. Quais são elas? Uma refere-se à profissão que escolhemos e a outra, é ser pai/mãe.

Cada uma delas exige tempo, atualização, novas informações, responsabilidades e obrigações. Além de adaptar-se a pressões internas e externas e aprender a lidar com a auto-critica e até mesmo com as dificuldades psicológicas.

No entanto, a correria diária, a exigência cada vez mais alta e a hiperatividade da sociedade, nos leva ao estresse. O estresse é um esforço de adaptação realizado pelo organismo, na tentativa de enfrentar situações consideradas ameaçadoras à vida e seu equilíbrio interno. Assim uma situação súbita que envolva algum tipo de perigo ou situações conflitantes e contínuas podem desencadear um processo de estresse.

Sendo responsável por vários sintomas como a irritabilidade, distúrbio de sono e do apetite, dificuldade na concentração, preocupação exagerada com relação a situações relevantes, diminuição da memória e até mesmo impotência sexual. Outras vezes pode ser acompanhado de distúrbios psicológicos, como depressão ou agitação.

Sabe-se que é bom ter certa dose de adrenalina sendo necessária à vida, mas não em excesso. Saber dividir as tarefas e os papéis profissionais que assumimos ao longo da vida é necessário e saudável. É fundamental existir um equilíbrio entre trabalho e descanso, ou seja, o corpo exige repouso, lazer e exercícios. Se você está tenso e estressado, é hora de dar uma pausa, reavaliar seu ritmo de vida e talvez tirar um tempo para descansar. Desocupe a mente e saiba relaxar. Brincar, voltar a ser criança juntos com os filhos torna a turbulência do dia-a-dia tranqüila e prazerosa.

Relaxar então significa tirar um tempo pra si, poder conversar consigo mesmo e encontrar o equilíbrio interno. Coloque uma música suave, feche os olhos, respire, inspire - mantendo um intervalo - e perceba suas zonas de tensões. Após, tente relaxar esses pontos, visualize a tensão e vá relaxando. Dura quinze minutos, é rápido e fácil. A recompensa é grandiosa, todos perceberão inclusive você.


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: