RSS

Crianças na cozinha!


Quem nunca escutou o famoso diálogo:
- “Eca, eu não gosto disso!”
- “Como assim, não gosto? Por acaso já experimentou?”
- “Não!”
- “Então como sabe se não gosta?”
- “Não gosto e pronto!”

Qual a mãe ou pai que se depara com esse diálogo e não se angustia? Não é de hoje que se sabe o quão importante é manter uma alimentação saudável e o quão difícil é convencer esses baixinhos a aderir a ela.

O que eu digo sempre é: “Mantenha a calma! Não faça disso um tormento na hora das refeições.” É claro que é importantíssimo que a criança ingira tantas porções disso ou tantas porções daquilo, mas vamos por partes.

Para que uma criança aceite determinados alimentos, ela precisa ter contato com eles sempre. E quando digo contato sempre, não é somente na hora das refeições, no prato, no prato dos pais ou até mesmo na mesa lindamente posta. Criança precisa tocar no alimento, segurá-lo com as mãos, precisa cheirar, amassar, se melecar, colocar na boca só para ver como é, sem aquela pressão do “tem que comer!”.

E qual a melhor forma de fazer isso? Brincando com o alimento! E por que não na cozinha? Crianças adoram ir para a cozinha! É um mundo mágico para elas, cheio de sabores, cheiros e novidades! E com os devidos cuidados, por que não cheio de diversão?

Crianças adoram fazer parte desse mundo onde simples ingredientes se transformam em alimentos saborosos. Elas se divertem lavando folhas de alface, misturando ingredientes, amassando massa ou quebrando ovos. É muito mais fácil experimentar algo que foi feito por elas mesmas! Quem não ficaria orgulhoso de fazer algo saboroso e ver que outras pessoas também apreciaram?

Quanto mais cedo uma criança vai para a cozinha, melhor é a aceitação e a manutenção de uma alimentação saudável. É uma ótima maneira de motivá-los a comer bem.

Mas não se iluda, criança aprende com os hábitos dos pais. Não espere que a criança tenha uma alimentação maravilhosa se os pais não a tem!

Portanto, aproveite o início do período escolar e reserve um tempo para ir para a cozinha com o seu filho! É um jeito fantástico de estreitar laços e deixar eternizado na memória!

Boa diversão!


Daniela Schneider – danielanutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: