RSS

Filme "O Discurso do Rei" aborda a Gagueira


O longa-metragem produzido no Reino Unido conta a história do rei George VI e de como através de tratamento, ele evitou que a gagueira o impedisse de reinar.

Baseado em uma história real, o filme "O Discurso do Rei" (The King's Speech, 2010) foi lançado no Brasil em 10 de fevereiro.

"Este filme finalmente oferece à sociedade uma representação realista e madura da gagueira e tem o potencial de remover boa parte dos preconceitos e esteriótipos que foram se acumulando em torno do distúrbio. O filme mostra como as coisas eram em 1930. Muitas concepções mudaram desde então. Atualmente a ciência moderna oferece uma compreensão mais sofisticada da gagueira, inclusive com a descoberta de mutações genéticas associadas ao distúrbio. Hoje sabemos que a gagueira possui causa biológica e, a partir deste conhecimento sobre sua verdadeira origem, os métodos de tratamento estão cada vez mais efetivos", explica Ignês Maria Ribeiro, presidente do Instituto Brasileira de Fluência (IBF).

Sobre a gagueira

A gagueira é um distúrbio do neurodesenvolvimento que altera a fluência da fala e pode afetar profundamente a vida de seu portador. Esse distúrbio é observado em todas as partes do planeta independentemente da raça, cultura ou situação socioeconômica.

Atualmente a gagueira afeta cerca de 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, estima-se que este número chegue a quase 2 milhões.

O tratamento deve ser realizado por um fonoaudiólogo que irá, juntamente com o paciente, criar estratégias que minimizem os efeitos da gagueira, buscando uma fluência adequada na fala.

Se você estiver conversando com uma pessoa que tem gagueira, algumas dicas são importantes para auxiliá-la:

1. Não faça comentários como: "fale mais devagar", "respire". Esses conselhos podem gerar uma recusa a falar na pessoa e interfere na autoestima;

2. Faça com que a pessoa saiba que você está escutando o que ela diz e não COMO diz;

3. Mantenha o contato ocular e espere paciente e naturalmente até que a pessoas termine sua fala;

4. Não termine as frases ou palavras, nem tente adivinhar o que está sendo dito;

5. Fale sem pressa e mais lentamente com uma pessoa que gagueja, mas não muito devagar a ponto de soar pouco natural.

Estas dicas, aliadas a um tratamento eficaz, promoverão uma boa comunicação entre todos.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: