A inclusão tem sido amplamente discutida no âmbito educacional, sendo que ela está prevista por lei. Mas você sabe o que significa inclusão?
Inclusão é a oportunidade de entrada de crianças deficientes na escola regular. Esta prática tem como objetivo o desenvolvimento biopsicossocial da criança a partir de uma parceria entre escola e família. Inicialmente, pessoas com deficiências permaneciam isoladas da sociedade, na maioria das vezes, se limitavam a permanecer enclausuradas em seus lares. Com o surgimento da escola especial, estas crianças passaram a conviver nos espaços escolares, ainda que estes fossem segmentados. Com o tempo e estudos a respeito do processo de ensino e aprendizagem iniciou-se a integração destas crianças nas salas de aula regulares, assegurando então, os direitos de pessoas com deficiência, respeitando suas diferenças e singularidades. Tornando-se indispensável que se perceba esta criança como um ser completo e atuante na sociedade, dotado de corpo, inteligência e desejos.
Ao receber estes alunos, não raramente, os professores sentem-se desestabilizados e desamparados, sendo comum escutarmos relatos e interrogações que remetem a uma sensação de impotência, de fracasso. Para tanto, é necessário que o professor esteja aberto para esse desafio, o que numa primeira instância exige sair de uma posição de saber.
Ressaltamos a importância de um acompanhamento desse professor, pois se torna fundamental este investimento, no sentido de rever sua prática docente e transformar suas lógicas de ensino, já que está pleno de estereótipos e preconceitos, que interferem em sua prática docente.
Nesse sentido, cabe evidenciar a importância de um trabalho em conjunto com profissionais de diferentes áreas do desenvolvimento humano, tais como Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Psicopedagogia, Fisioterapia, Nutrição, Arte terapia, entre outras. Que podem dar ao professor amparo ao seu trabalho em sala de aula, sobretudo, na sua relação com os alunos, sejam estes deficientes ou não.
Com o propósito de discutir a prática inclusiva nos espaços escolares, o Espaço Dom Quixote está promovendo nos dias 19 de Junho, 03 e 10 de Julho essa discussão. No curso de Inclusão propomos aos profissionais repensarem suas práticas. Além disso, incentivar a coragem de assumir desafios com crianças que necessitem de um apoio maior. Trabalhando através do lúdico e da via corporal, entendemos que os processos fonológicos, psicopedagógicos, psicomotores e maturacionais podem ser minimizados e assim propiciar ganhos positivos para esta criança e para outros colegas de classe; melhorando, assim, a interação entre crianças e professores.
Clarissa Paz de Menezes – Professora especialista- psicopedagoga
Priscila Straatmann Morél – Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista
Fernanda Helena Kley - Fonoaudióloga
0 comentários:
Postar um comentário