O sujeito inicia seu processo de aprendizagem no momento em que nasce, mas é na escola que se dá mais ênfase a este processo, causando muitas discussões sobre qual a melhor maneira de facilitar a aprendizagem do sujeito.
Há quem acredite que a melhor maneira de ensinar uma criança é através do Empirismo, ou seja, o professor fala, o professor manda, o professor é o detentor de todo o conhecimento, o aluno torna-se um mero receptor, considerado uma folha em branco a qual somente o professor poderá completar.
Outra forma de aprendizagem é o apriorismo, modelo que é mais difícil de se aplicar, pois vê o professor somente como um facilitador, que se envolve com o aluno o mínimo possível, transferindo para o sujeito praticamente toda a responsabilidade sobre a sua aprendizagem.
Piaget, a partir de estudos, chegou ao construtivismo, pressuposto muito utilizado em escolas que acreditam que é a partir das relações do ser humano com este mundo, sendo com pessoas ou objetos, repleta de trocas indispensáveis, que a construção de conhecimentos é realizada pelo ser humano. Todas as nossas relações com o outro, seja pessoa, objeto ou animal, são dotadas de afetividade. E é a partir dessas relações que se dará o desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral da criança.
Segundo Piaget (1985), para construir seu conhecimento, a criança passa pelos processos de assimilação e acomodação para transformar a sua realidade, adequando-a aos novos conhecimentos. Quando surge um novo interesse e/ou necessidade, a criança primeiramente assimila o objeto buscando o máximo de informações possíveis sobre o que se trata. Após essa assimilação, ela acomoda suas novas descobertas fazendo um equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, adaptando esse novo conhecimento à sua realidade, para a sua incorporação.
Cabe ao professor facilitar este processo de aprendizagem da criança, oferecendo recursos e apoio necessário para que esta construção se de maneira tranqüila e prazerosa.
Clarissa Paz de Menezes
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote
0 comentários:
Postar um comentário