Verão lembra praia que lembra brincadeiras ao ar livre. Poder brincar com terra, grama, areia, subir em árvore fica mais fácil neste período de férias escolares.
Melhor ainda quando pensamos que essas atividades transbordam energia, estimulam a criatividade e a capacidade de imaginar da criança. Além de proporcionar um desenvolvimento motor e social qualificado e seguro. Sem falar que ela permite um maior contato entre pais e filhos surpreendente.
Durante a época de veraneio, os pais treinam constantemente seus músculos e desempenho motor ao levar para a beira da praia a sacola de brinquedos do seu filho. Lá na faixa de areia a criança usa seus brinquedos de praia para desenvolver força e equilíbrio.
Ela precisa se equilibrar para não derramar a água do balde e desenvolve movimentos digitais cada vez mais sofisticados para fazer um bolo de areia. Sem contar que pisar na areia desenvolve a musculatura do pé ajudando a formar bons arcos e assim um pé funcional. Permite também uma boa articulação da fala, ampliando seu vocabulário.
A brincadeira une cabeça, mãos e coração. Estreitando as relações de confiança e bem-estar. Mas é necessário deixar a criança respirar em seu benefício mental e emocional. Cabendo aos pais dar sustentação a esse ambiente saudável e prazeroso, ao mesmo tempo em que transmitem segurança, carinho, limites e reforço motivacional.
Sabe-se que as brincadeiras ao ar livre aumentam a rede social da criança. Nesse momento a criança aprende noções de corrida, toque, confiança, autocontrole, equilíbrio, autonomia e independência.
Além disso, a criança começa a formar sua personalidade. Portanto, procure brincadeiras que faça seu filho se movimentar. Ensine a jogar taco, bolinha de gude, pular sapata...
Deixo algumas práticas psicomotoras de referência:
SOU EU MESMO - Deite as crianças sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, peça para desenharem o rosto e as roupas. Você pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem.
PREENSÃO MANUAL - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado).
LANÇAMENTOS- Desenhe com giz círculos pequenos, médios e grandes no chão. Distribua aos alunos tampinhas de refrigerantes ou objetos similares para que tentem acertar os círculos.
Retiradas do site:http://brincandocomcores.blogspot.com/2009/05/brincadeiras.html
Priscila Straatmann
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
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