A nossa mão é uma ferramentas insubstituível, um excelente descobridor de fatos e com muitos sensores. Através dela podemos intervir no meio ambiente de acordo com os nossos desejos. Desde bebê já possuímos este ato motor, porém no início somente como reflexo e depois como um ato motor refinado. Com o desenvolvimento o movimento vai se tornando preciso e com precisão.
O padrão básico para preensão consiste em quatro ações: a preensão que envolve segurar o objeto da forma correta; alcançar os objetos que envolvem estabilidade, amplitude e força muscular; os padrões de preensão que envolve a pinça (habilidade de segurar o objeto) e a preensão global (palma da mão – plataforma oposta dos dedos); função sensitiva que envolve a sensibilidade e a coordenação fina.
Outro fator importante da mão são seus receptores sensoriais para dor, tato, pressão, temperatura e propriocepção que permitem o reconhecimento do objeto pela forma, diferenciando texturas, percebendo o movimento, a direção e intenção do objeto.
A mão tem função complexa e por isso as crianças devem ser estimuladas deste pequenas a realizarem as pinças corretamente. Ensiná-las como amarrar sapatos, abotoar, afivelar, favorece no desenvolvimento do tônus das regiões das mãos e braços que será exigido para a execução de uma escrita de qualidade tanto no ritmo quanto na quantidade de palavras.
Alguns exercícios para estimular a força nos dedos:
- Abrir e Fechar: luva com os dedos ou gominha de elástico
- Esticar pedaços de massinha
- Apertar antiga "mão biônica" (mão de garra) para pegar bolinhas
Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
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