RSS

Atividades pedagógicas com crianças autistas

A aprendizagem de uma criança autista é sempre motivo de ansiedade e insegurança para pais e professores. No entanto, é possível oferecer atividades interessantes e que possam auxiliar no vocabulário, fluência verbal, tolerância, segurança, organização de idéias e criatividade. 

A fim de auxiliar pais e educadores, seguem algumas idéias de atividades para serem realizadas com crianças e adolescentes. 

- Arquivo visual: Fazer um banco de figuras com diferentes animais, cores, eletrodomésticos, comidas, profissões, partes do corpo, lugares, entre outros. Este material facilita a ampliação do vocabulário e possibilita a realização de outras atividades. 


- Jogo da memória: É possível realizar o jogo da memória apenas com imagens, imagens e palavras ou ainda imagens e letras.




- Fluência: Coloque figuras diversas em frente à criança e peça uma delas, se a criança não responder ajude-a mostrando a figura correta e com a mão dela leve-a até a sua. 

- Formar orações: Com figuras de pessoas e ações peça que escolha uma figura de cada e monte uma pequena frase. (pessoa + ação) 



- Classes: Separe duas figuras de animais e uma de lugar, por exemplo. Pergunte a criança: “quais das figuras NÃO é um animal?” Nesta atividade é possível variar as imagens e as classes. 

- Contação de histórias: Separe figuras de pessoas, ações e lugares, colocando-as em três pilhas diferentes sobre a mesa, viradas para baixo. Ao virar uma carta de cada pilha, o jogador deverá contar uma pequena história com aquelas imagens. 


Aproveite essas idéias e crie também suas próprias atividades e brincadeiras. 

Divirtam-se! 


Virginia Pelizzoni – virginiapp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

1 comentários:

Ana Paula Lima disse...

Agradeço imensamente por vcs terem publicado essa reportagem e é exposto alguns materiais. Tem havido um enorme recebimento de estudantes autistas/asperger e com outras deficiências e não tivemos o preparo para trabalhar com eles. Por mais que tenhamos boa vontade, não é o suficiente..