PROPRIOCEPTIVOS: fazer um sanduíche do corpo, puxar, empurrar e carregar peso. Além de amassar, lavar e esfregar. Ex.: cabo de guerra, amassar massinha de modelar.
TÁTEIS: experimentar água com gás, brincar com areia, gel, cola, tinta, argila, vestir-se. Proporcionar texturas variadas. Ex.: saquinhos com gel colorido para passar pelo corpo.
VISUAIS: brinquedo coloridos e com contrastes. Cuidar a intensidade de cores na casa. Ex.: preto e branco, amarelo e preto.
VESTIBULARES: rodar, balançar, pular e correr. A pracinha é uma oportunidade de vivenciar estes estímulos. Ex.: andar de balanço, rodar na cadeira do escritório.
AUDITIVOS: sair pela rua ouvindo os sons, procurar pela casa objetos que produzam sons, relaxamento com músicas calmantes. Ex.: gravar sons naturais e depois ouvi-los.
OLFATIVOS/GUSTATIVOS: provar, cheirar e preparar alimentos de texturas variadas – líquido, pastoso, sólido, doce, salgado e amargo. Ex.: feche os olhos e tente adivinhar pelo cheiro ou pelo gosto.
Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote
0 comentários:
Postar um comentário