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Consciência Fonológica na Aprendizagem


Quando se fala em aprendizagem e em como as crianças podem passar por este processo de maneira mais tranquila e eficiente, fala-se também em consciência fonológica.

Consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre os sons da fala e sua organização na formação das palavras e aparece desde muito cedo nas crianças. Antes de ingressar na Educação Infantil, algumas crianças já conseguem reconhecer rimas, uma das habilidades que a consciência fonológica compreende.

A criança normalmente aprende primeiro as noções relacionadas à consciência dos sons em palavras, depois através das rimas, nas aliterações (repetição de sons no início das palavras, como “o rato roeu a roupa do rei de Roma”), nas sílabas e por último adquire as habilidades relacionadas ao fonema.

Há sempre uma discussão a respeito do que é causa e o que é consequência. A consciência fonológica antecede a alfabetização ou será que isto se dá de maneira inversa? O que se tem encontrado em literatura especializada é que “a aprendizagem do sistema alfabético da leitura e da escrita pressupõe a capacidade de reconhecer, decompor, compor e manipular os sons da fala, o que corresponde à consciência fonológica”, dando a impressão de que estas habilidades devem ser adquiridas antes do processo de alfabetização. Mas, ao mesmo tempo, sabe-se que algumas tarefas de nível de fonema como a transposição (identificar a palavra ouvindo os fonemas de trás para frente), só atingem um nível de acerto alto após o ingresso da criança no nível alfabético, ou seja, a consciência fonológica não está totalmente adquirida antes da alfabetização.

Pode-se concluir então que alguns níveis de habilidades da consciência fonológica precedem a aprendizagem da leitura e da escrita, e outros níveis podem acompanhar e/ou ser resultado de tal aprendizagem. À medida que a alfabetização vai se concretizando, a consciência fonológica também se aprimora, auxiliando o aperfeiçoamento das funções cognitivas e o processo de construção do aprendizado.

Incluir atividades em sala de aula que estimulem estas habilidades pode auxiliar em muito no processo de aprendizagem, as atividades são simples e podem ser feitas em forma de brincadeiras divertidas!


Fernanda Helena Kley – fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

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