Estudos epidemiológicos indicam que comportamentos sedentários, como assistir televisão, estão associados com sobrepeso entre crianças. A prevalência de obesidade é menor entre crianças que assistem uma hora ou menos de televisão por dia e maior entre aquelas que assistem quatro horas ou mais.
Segundo as recomendações da American Academy of Pediatrics (2001), o número de horas assistindo televisão não deve ultrapassar duas horas diárias para as crianças.
O ato de assistir televisão durante a semana parece estar relacionado positivamente com o consumo de alimentos advindos de redes de fast-food entre adolescentes.
É observada também uma relação entre propaganda e obesidade infantil, uma vez que nesta faixa etária a grande maioria dos alimentos divulgados em comerciais de televisão são aqueles com altas concentrações de açúcar e gorduras.
É preciso que a família fique atenta aos comerciais de produtos alimentícios industrializados vinculados nos veículos de comunicação com apelo ao público infantil. Muitos destes produtos são nutricionalmente inadequados para a faixa etária pediátrica, mas acabam tornando-se populares por estarem associados a personagens de desenhos que as crianças gostam.
A dica é trocar uma hora de televisão por uma hora de atividade física e/ou recreacional em família sempre que possível.
Fonte: CRESPO, C. et al. Television watching, energy intake, and obesity in US children: Results from the Third National Health and Nutrition Examination Survey, 1988-1994. Arch Pediatr Adolesc Med, v. 155, p. 360-365, 2001.
Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote
Segundo as recomendações da American Academy of Pediatrics (2001), o número de horas assistindo televisão não deve ultrapassar duas horas diárias para as crianças.
O ato de assistir televisão durante a semana parece estar relacionado positivamente com o consumo de alimentos advindos de redes de fast-food entre adolescentes.
É observada também uma relação entre propaganda e obesidade infantil, uma vez que nesta faixa etária a grande maioria dos alimentos divulgados em comerciais de televisão são aqueles com altas concentrações de açúcar e gorduras.
É preciso que a família fique atenta aos comerciais de produtos alimentícios industrializados vinculados nos veículos de comunicação com apelo ao público infantil. Muitos destes produtos são nutricionalmente inadequados para a faixa etária pediátrica, mas acabam tornando-se populares por estarem associados a personagens de desenhos que as crianças gostam.
A dica é trocar uma hora de televisão por uma hora de atividade física e/ou recreacional em família sempre que possível.
Fonte: CRESPO, C. et al. Television watching, energy intake, and obesity in US children: Results from the Third National Health and Nutrition Examination Survey, 1988-1994. Arch Pediatr Adolesc Med, v. 155, p. 360-365, 2001.
Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote
0 comentários:
Postar um comentário