RSS

Frutas: uma boa ideia!


Durante as estações mais quentes, as frutas reinam entre as opções mais indicadas para o consumo diário, principalmente no café da manhã, no intervalo das refeições ou mesmo como sobremesa,  pois as frutas possuem inúmeros nutrientes importante para nosso corpo. 

A maioria das frutas possuem baixo valor calórico, as com maiores teores de gorduras e calorias são: o coco (polpa), o abacate e o açaí. 

Algumas frutas chegam a ter 90% de água em sua composição, o caso da melancia. Essa enorme quantidade de água contribui para repor a perda do suor, que é mais intenso no calor. 

Ricas em vitaminas e minerais, nutrientes que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, os mais encontrados são: 

Vitamina C – presente nas frutas cítricas: laranja, limão, acerola, kiwi, morango, goiaba, caju, abacaxi;

Betacaroteno – precursor da Vitimanina A, encontrado nas frutas de coloração alaranjada ou avermelhada: manga, mamão, caqui, pitanga, melão, pêssego. 

Em relação aos minerais, o potássio constitui o mais abundante nas frutas. As principais fontes nesse caso são: banana, cereja, uva passa, maracujá, damasco, melão. 


Oferte para as crianças frutas de uma maneira divertida! 


Cristine Cassel - cristinenutri@espacodomquixote.com.br 
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: