RSS

Alfabetização



O início do ano letivo é sempre um momento de muita ansiedade e expectativas, tanto para os alunos quanto para os pais. Estes sentimentos tendem a ser mais intensos quando se trata dos primeiros anos da criança na escola. Aprender a ler e a escrever é uma das conquistas mais importantes na vida do sujeito, no entanto, dependem de uma série de habilidades e processos neurológicos que dão suporte e condições para este aprendizado. 

É possível pensar a alfabetização como um processo que vai além da simples aquisição da leitura e da escrita. Ela deve possibilitar a formação de um aluno autônomo, criativo, capaz de interpretar, resolver problemas e estabelecer relações entre os diversos conhecimentos. A medida que a criança vai amadurecendo cognitivamente e recebendo estímulos externos adequados, ela vai sendo alfabetizada sem dificuldades e com prazer. 

Sendo assim, é de grande importância que os responsáveis acompanhem de perto e com atenção este processo da criança. A falta de atenção, a falta de vontade para ir a escola e de estudar e a dificuldade de compreensão das tarefas solicitadas podem estar indicando a necessidade de uma avaliação profissional mais detalhada. 

Portanto, se perceberes que a criança não está conseguindo atingir os objetivos previstos pela escola, entre em contato com o professor e, se necessário, busque uma ajuda profissional. Toda e qualquer dificuldade que for detectada e auxiliada precocemente evita um prejuízo e sofrimento maior no decorrer da vida escolar.


Virginia Pelizzoni - virginiapp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: