RSS

Criança aprendendo a falar



O desenvolvimento da linguagem infantil nos traz momentos marcantes e cada etapa alcançada enche de orgulho os pais e familiares. Quem não lembra das primeiras palavras que seu(sua) filho(a) falou? E a saudável rixa entre os pais para saber se os pequenos falarão primeiro "papa" ou "mama"?

É esperado que as crianças comecem a produzir as primeiras palavras com significado por volta de 1 ano de idade e a partir daí o vocabulário vai crescendo e abrangendo, inicialmente, nomes de objetos e verbos, para mais adiante incluir outras categorias gramaticais que vão permitindo o início da construção das frases. Como as crianças estão em processo de aprendizado, situações engraçadas podem acontecer devido a trocas de palavras ou por ainda não terem adquirido um vocabulário tão extenso.

Marcos Piangers, comunicador da Rádio Atlântida, escreve mensalmente para a coluna Nossos Filhos do Caderno Vida do Jornal Zero Hora e trouxe no dia 15 de março as situações que passa com o desenvolvimento da linguagem de sua filha de dois anos. Leia abaixo a coluna.

Dicionário Aurora da Língua Portuguesa - edição revista e atualizada

Marcos Piangers

Aurora está começando a falar. Ela já entende tudo o que a gente diz, como por exemplo “Aurora, pega uma cerveja gelada pro pai”, mas ainda não formava frases até semana passada, quando me viu fazer um vídeo em câmera lenta no iPhone e soltou um “QUE LEGAL!”, pra delírio dos donos dela, a saber, eu e a minha mulher. A Aurora é uma das coisas mais legais que a gente já fez, sem dúvida. 

Ela então começou a juntar as palavras e ontem já estava dizendo “Papai, vem toma cacaco comigo” que significa “Papai, vem tomar um suco comigo”. Sei disso porque ela estava tomando suco, mas a frase seria a mesma para água, piscina ou banho. Tudo é cacaco. Uma sutil diferença para “papato”, que significa “sapato” e vale para sapatos, tênis, chinelo, botas e até crocs, mesmo que este seja um item proibido aqui em casa (minha filhas consomem escondidas, incentivadas pela minha mulher. Alô, juizado de menores!). 

Todos os animais de quatro patas são “auau” e todos os animais que voam são “cocó”. Todas as crianças são “nenê”, mesmo que sejam maiores que a Aurora. As únicas pessoas que têm a honra de terem palavras exclusivas são “Papai”, “Mamãe”, e a Galinha Pintadinha, que é a terceira pessoa que a Aurora mais vê e, portanto, tem a alcunha exclusiva “popó”. A Galinha Pintadinha é a melhor babá que já tivemos, aliás. Acalma a Aurora como ninguém e não cobra décimo terceiro. A Super Nanny perdeu o emprego depois do advento da Galinha Pintadinha. 

É uma fase deslumbrante para os pais essa dos quase dois anos. Se ela tivesse 10 e falasse desse jeito ia ser meio preocupante, mas como ela parece uma anã falante de pijama pela casa, qualquer grunhido emociona. Isso até você descobrir que a filha do vizinho já fala “eu te amo, papai”. Estamos precisando atualizar o dicionário, Aurora.

Leia também em: 
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vida/noticia/2014/03/marcos-piangers-dicionario-aurora-da-lingua-portuguesa-edicao-revista-e-atualizada-4446340.html


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: