RSS

Cinema nas férias!



Ainda em período de férias, muitas vezes os pais sentem dificuldade em ocupar os dias dos filhos com atividades interessantes e enriquecedoras. Estreou em janeiro uma animação brasileira, ganhadora de alguns prêmios internacionais, que vale a pena ser conferida. 

Trata-se do filme “O Menino e o Mundo”, do diretor Alê Abreu. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança. O Menino e o Mundo é uma obra feita com desenhos a lápis de cor, giz de cera, colagens e pinturas. Toda essa delicadeza para narrar a história de Cuca, que vai em busca do pai. 

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado. 

Quantas vezes nos deparamos com estas máquinas-bichos e estranhos seres no dia-a-dia e não sabemos como lidar com eles. Ficamos com medo de ser engolidos ou até esmagados. Os fantasmas infantis nos acompanham e mudam conforme vamos crescendo, mas ainda “metem medo” em crianças maiores e em muitos adultos. 

O cinema abre as janelas da reflexão, consciente ou inconsciente, para descobrirmos o que precisamos revisitar na nossa infância e o que as nossas crianças precisam de ajuda para falar. 

O filme está em cartaz em espaços exclusivos como o Espaço Itaú Cultural em Porto Alegre e é recomendado para crianças maiores (mais de 10 anos) e adultos, menos pela estética e mais pela mensagem, duração (85 minutos) e densidade. 

Vale a pena conferir o trailer do filme para se encantar. http://www.youtube.com/watch?v=-rHgiSMiHhs


Janete Cristiane Petry - janetepp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: