RSS

A sua escola é uma escola gaiola ou uma escola asa?



Neste início de ano convido os educadores a pensarem na escola que querem ser para seus alunos no ano de 2014... 

Segundo Rubem Alves: 

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. 
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. 
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado” 

Quando você decidiu ser professor, que professor você imaginou que seria? O que, realmente, é mais importante que o teu aluno leve para a vida dele? 

Desejo, de coração, mais escolas asas, mais professores asas, pois os adolescentes saem da vida escolar com muito conteúdo, mas não sabem voar; com muitas fórmulas, mas sem a fórmula da vida, despreparados para enfrentar os desafios cotidianos, para lidar com seus sentimentos, para organizarem seu tempo, para ouvirem o outro.

Mais de 12 anos dentro da escola é tempo para caramba e não dá para desperdiçá-lo com “decorebas” ou informações desnecessárias. Precisamos ensinar os alunos a se lançarem na vida, a construírem seu próprio projeto de vida, a fazerem perguntas e não apenas darem respostas. As respostas estão no “Google”, as perguntas precisam ser produzidas por nós mesmos. 

Desejo um excelente início de ano para todas as escolas. Voem alto com seus alunos e não esqueçam, queridos professores, vocês são muito importantes na vida de seus alunos. 


Fabíola Scherer Cortezia - fabiola@espacodomquixote.com.br
Psicóloga do Espaço Dom Quixote
Especialista em Infância e Adolescência

0 comentários: