RSS

A lista está pronta!



Todos os anos é a mesma coisa: chega dezembro e começamos a nos preocupar com o Natal. 

Precisamos montar o pinheirinho, colocar os enfeites com cuidado, procurando o melhor lugar para colocar cada bolinha, distribuindo por toda a árvore para não deixar espaços vazios, preenchendo tudo com perfeição. Agora só falta colocar o presépio: José e Maria cuidando do menino Jesus, os pastores e os animais ficam ali por perto e os Reis Magos vem se aproximando com os presentes na mão. Admirar este cenário pode ser um momento de reflexão do verdadeiro sentido do Natal. 

Ainda há muito que fazer: decidir e comprar os presentes, as lembrancinhas de amigo-secreto (tradição nesta época), escrever cartões ou mensagens para enviar aos que estão longe, algumas compras de final de ano para a casa, decidir quem vai fazer o quê do cardápio da janta de Natal e providenciar tudo o que é necessário. 

Nesta urgência de tarefas ainda precisamos enfrentar supermercados e lojas abarrotadas de gente, ruas movimentadas e ocupadas por pessoas com pressa e cheias de sacolas esbarrando em todo mundo e nem pedindo desculpas por isso. Afinal, nem perceberam! Estavam com a cabeça na próxima tarefa a cumprir. 

Natal até parece gincana! Qual será o prêmio?

Com tantas coisas por fazer e lembrar, fazer uma lista pode ser importante para não esquecermos de nada e garantir que tudo o que foi planejado será realizado. As crianças costumam fazer listas de presentes para o Papai Noel ou para os familiares não esquecerem os presentes. 

Também podemos fazer uma lista. Mas, quem sabe mudamos a nossa lista de tarefas e de compras para uma lista diferente. 

Podemos listar todas as coisas boas que nos aconteceram em 2013, todas as conquistas, as superações, todas as mudanças que tivemos. Listar tudo aquilo que valeu a pena neste ano, tudo aquilo que merece ser lembrado. Neste momento talvez a gente perceba que ainda faltam algumas coisas na nossa lista e podemos fazer: telefonar para alguém esquecido ou distante, visitar algum doente, oferecer ajuda para alguém necessitado, sorrir ou cumprimentar algum desconhecido na rua, dar a mão com firmeza para algum idoso, fazer um carinho e dar esperança para alguma criança, olhar nos olhos de nossos familiares e dizer o quanto os amamos. 

Depois podemos fazer a lista dos desejos para 2014. Listar tudo aquilo que queremos para nós e para os outros, familiares, amigos e humanidade. Também vale listar tudo aquilo que você quer para você mesmo, o que você realmente precisa e deseja. Quando terminar a sua lista pode deixar para o Papai Noel ou fazer uma oração pedindo a Deus que lhe dê tudo o que pediu de presente, pois assim como o menino Jesus recebeu os presentes valiosos dos Reis Magos, Deus também quer retribuir os presentes ofertados com amor dando a nós o que pedimos. É o que diz na Bíblia em Lucas 11:9 “Peçam e lhes será dado...” 

Vamos abrir nossos corações e pedir que Deus distribua justiça, esperança, saúde, paz e amor entre as pessoas para que todos possam viver a renovação, o nascimento de um espírito mais generoso neste Natal. 

Com este espírito de renovação desejamos a todos os amigos um Natal que expresse mais alegria, que promova novas aprendizagens e mais equilíbrio, com mais musicalidade e novos sabores, cheio de novos significados. 


Espaço Dom Quixote

0 comentários: