RSS

A importância da expressão corporal



O corpo é um dos meios pelo qual o ser humano pode se expressar. Estabelece novas relações e interage com as pessoas a partir dele. Vale lembrar que esta relação acontece, em grande parte, via movimento. Para Ossona (1998), todo movimento, desde o mecânico até o simbólico, sempre tem sua carga expressiva. Essa expressão pode ser instintiva e involuntária ou consciente e com algum objetivo. 

Sentir, pensar e agir caracterizam a existência da vida humana. No entanto, isto não acontece de forma fragmentada, mas por meio de uma rede complexa de interações na dimensão corporal humana; com o corpo, é possível perceber, analisar e interagir. Desta forma, a corporeidade permite compreender o ser humano como ser complexo, pois por meio do corpo é possível identificar a individualidade, a existência e o Ser. Esta corporeidade é formada por questões físicas, emocional-afetivas, sociais e culturais. 

O fisioterapeuta, como profissional na área da saúde que utiliza meios físicos e naturais, que conhece as funções do nosso corpo, que previne e trata de doenças, busca no seu tratamento a expressão corporal. A criança precisa expressar a partir do seu corpo os seus sentimentos, precisa se identificar com o seu corpo no espaço, interagir com ele, buscando o bem estar físico e mental. É através do desenvolvimento intelectual e afetivo que construímos as nossas habilidades motoras e vice-versa. 

Privar esse indivíduo de interagir positivamente na melhora da sua qualidade de vida poderá se refletir em angústias e frustrações. Permita e busque com os seus filhos, novas experiências: pule, dance, invente histórias em que o corpo esteja em movimento. Ajude a tornar a criança mais autônoma. Deixe despertar a sintonia do corpo com o mundo, pois percebendo esta ligação, conseguimos ver que nada é impossível, por maior que seja a limitação de cada um. 

Referências Bibliográficas: OSSONA, P. A educação pela dança. São Paulo: Summus, 1998.


Leticia Salin - leticiafisio@espacodomquixote.com.br
Fisioterapeuta do Espaço Dom Quixote
Pós-graduanda em Traumato Ortopedia Universidade Gama Filho (RJ)

0 comentários: