RSS

Você já recebeu o boletim do seu filho?



A entrega dos boletins e pareceres escolares está acontecendo na maioria das escolas da região. Algumas famílias já receberam este retorno e outras estão a poucos dias de recebê-lo. O parecer do 1º trimestre sempre é aguardado com muita expectativa.

Para os pequenos das séries iniciais, são os primeiros retornos de como está o processo de alfabetização e é normal que seja um momento de muita expectativa. Porém é importante que seja feita uma análise bem criteriosa da nota / conceito / descrição que o corpo docente realizou a respeito do seu filho. Mais do que elogiar ou dar uma chamada de atenção, é importante que se aproveite o momento da entrega dos boletins para se conversar com os professores e questionar sobre como está o desenvolvimento escolar do seu filho. O professor vai poder explicar como o aluno iniciou o ano, como está até o momento e o que pode ser feito para melhorar o seu aprendizado.

Sabe-se que quanto mais os pais se envolverem na vida escolar do filho, mais ele também se envolverá, pois sentirá o quanto isto significa, tanto para ele quanto para os seus pais. Assim terá motivação para o aprender, item fundamental para que a aprendizagem ocorre. A autora Marta Relvas relata que "aprendemos com a cognição, mas sem dúvida alguma, aprendemos pela emoção".

Então aproveite o término desta primeira etapa do ano escolar e fique mais próximo do seu filho, tanto para perceber o quanto ele já aprendeu quanto para auxiliar em alguma dificuldade que ele possa estar enfrentando. E se perceber que estas dificuldades exigem um olhar mais técnico, a equipe do Espaço Dom Quixote pode lhe ajudar!


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-graduada em Neuropsicologia UFRGS

0 comentários: