RSS

Sucos de caixinha, a melhor escolha?


Facilmente encontrado nas lancheiras das crianças, os famosos “sucos de caixinha” são vistos pelos pais como opção melhor que o refrigerante. Porém, essa afirmação é equivocada, pois a maioria destes sucos que enviamos quase todos os dias na lancheira dos nossos filhos não é suco, possuem menos de 20% do volume de polpa da fruta e, infelizmente, dentre as marcas existentes no mercado, não achamos nada com mais de 2% a 10% de suco e ainda possuem em sua composição uma enorme adição de açúcar e aditivos químicos extremamente prejudiciais a saúde. 

De acordo com a ANVISA, bebidas de frutas só podem ser rotuladas como sucos caso a embalagem contenha 100% de sucos de frutas, salvo as exceções de frutas muito viscosas que necessitam de alguma diluição, como a manga e a goiaba. Levando em conta esta regulamentação, as categorias mais comuns hoje no mercado são os néctares e as bebidas à base de soja. Mas atenção! Nenhuma delas, pela legislação, pode ser denominada suco de frutas, sendo que o rótulo deve informar ao consumidor o exato tipo de bebida que está sendo ofertado, o que não acontece. 

Grande parte dos sucos industrializados hoje apresentam em sua composição corantes como a tartrazina (INS102), o amaranto (INS123) e o conservante benzoato de sódio (INS211), esses corantes também são encontrados em inúmeros alimentos industrializados destinados às crianças e são citados na literatura científica como causadores de reações alérgicas, distúrbios de atenção e hiperatividade infantil



Você conhece a diferença entre os sucos que consome? 

Suco é classificado como bebida não fermentada, não diluída e não concentrada, feita à base da fruta madura, submetida a condições adequadas de conservação até o momento do consumo, deve conter 100% de fruta; 

Suco integral é mais concentrado e com 100% da fruta. A quantidade máxima permitida de açúcar, quando adicionada, é de 10% da composição do suco e no rótulo deve haver o aviso “suco de fruta adoçado”. Por serem integrais podem ser diluídos em água. 

Néctar sugere que o néctar é superior ao suco, o que não é verdade. Néctar significa doce. É uma bebida que já vem adoçada e diluída em água, “pronta para consumir”, O teor de polpa é em torno de 20% a 30%, o resto é água e açúcar. 

Suco de caixinha ou refresco é a bebida com a menor concentração de fruta da categoria. Cerca de 10% de sua composição corresponde à polpa de fruta. Nesta versão está liberado o uso de corantes artificiais - substâncias proibidas tanto no suco como no néctar. 

Polpa é a versão de fruta vendida em porções individuais, em saquinhos congelados. Em geral, é batida com água no liquidificador. 

Desidratado ou suco de pozinho é para diluição em água, embora não devesse ser chamado de suco. É bastante artificial. Para cada 100g de produto seco (pó) há só 1% de polpa de fruta – o restante é açúcar e conservantes. 



Portanto a melhor opção sempre será o suco natural! Entretanto com a correria do dia a dia optar pelos sucos integrais ou polpa congelada ainda são alternativas mais saudáveis. Lembrando que sempre é necessário prestar atenção nos rótulos. 


Cristine Cassel - cristinenutri@espacodomquixote.com.br 
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: