RSS

Linguagem de sinais para bebês



Recentemente foi publicado um artigo abordando o ensino da linguagem de sinais para bebês sem dificuldades de audição. No texto é relatado que ensinar alguns gestos para as crianças antes que elas falem pode diminuir a ansiedade dos bebês. 

Espera-se que os bebês pronunciem as primeiras palavras com significado por volta de 1 ano de idade, mas o processo de aquisição da linguagem já está ocorrendo, aliás este processo já inicia durante a gestação, pois a partir da 21ª semana o aparato neurofisiológico necessário para que a audição ocorra está suficientemente estruturado e o feto começa a ter as primeiras experiências sonoras. 

No desenvolvimento linguagem oral, o uso de gestos é parte do processo. Assim como a criança desde muito cedo aprende que ela pode modular o som do choro para expressar diferentes desejos, como fome, sono ou dor, ela também compreende que pode apontar para objetos que deseja e que isso facilita a comunicação. 

Voltando ao artigo original, é proposto que as mães ensinem alguns gestos predeterminados a partir dos 8 meses. É importante destacar que este ensino de gestos não é através da Língua Brasileira de Sinais que é utilizada pelos surdos, é mais informal e menos abrangente do que a LIBRAS. 

Como fonoaudióloga, acredito que o ensino de alguns gestos pode ser benéfico para o desenvolvimento da criança, mas também vejo que muito disso já é feito naturalmente pelas mães. A expressão da fala de um adulto tem muito da linguagem não-verbal, tanto em termos de expressão facial como de gestos, e quando se direciona esta fala para um bebê, estes aspectos devem ser mais enfáticos ainda. Isso quer dizer que usamos gestos naturalmente e a criança compreende este uso e passa a utilizar também. 

O que não pode acontecer é uma privação do estímulo auditivo nesta fase tão importante do desenvolvimento infantil. A criança aprende a falar escutando e por isso quanto mais momentos de conversa melhor. É preciso perceber o que é mais adequado para cada caso e ninguém melhor do que a mamãe e o papai para descobrirem o que o seu bebê deseja. 

Quer ler o artigo completo? Acesse: 

http://delas.ig.com.br/filhos/linguagem-de-sinais-para-bebes-diminui-frustracao/n1597726598925.html


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-graduada em Neuropsicologia UFRGS

0 comentários: