RSS

Recursos tecnológicos no tratamento fonoaudiológico



Como em praticamente todas as áreas, a inserção da tecnologia na Fonoaudiologia vem acontecendo com uma velocidade impressionante e pode agregar pontos muito favoráveis se utilizadas com embasamento.

Recentemente, o site do Conselho de Fonoaudiologia do RS reproduziu uma entrevista com a fonoaudióloga Bárbara Fernandes que reside nos Estados Unidos e que começou a criar aplicativos depois que atendeu uma criança com autismo. A partir daí decidiu unir a Fonoaudiologia à área tecnológica e fundou a empresa Smarty Ears, referência na área. Seus aplicativos - a grande maioria em inglês - podem ser adquiridos na App Store a partir de R$ 20. Sucesso nos EUA, seu grande objetivo é expandir as vendas no Brasil. Hoje, das mais de 40 opções disponíveis, apenas 11 estão em português.

A seguir, trechos da entrevista:

P: Você é responsável pela criação de mais de 40 aplicativos para Ipad, Iphone e Ipod para crianças com autismo e outras dificuldades de comunicação. Em qual área da Fonoaudiologia ele pode ser utilizado? 

R: Hoje temos cerca de 43 aplicativos em inglês, nove em português e oito em espanhol. Os aplicativos são diversos e temos para avaliação de fonologia, disfagia, voz, gagueira, comunicação alternativa, assim como aplicativos para terapia de articulação e fonologia, linguagem, voz, gagueira, etc. 

P: Desenvolve aplicativos para sistema operacional Android ou apenas para tecnologia Iphone? 

R: Há um ano criamos dois aplicativos para Android, mas como existe um diversidade muito grande entre os aparelhos tablets de Android, isso torna-se quase impossível criar aplicativos que sejam compatíveis com Android. Isso sem contar na quantidade de tablets de muito baixa qualidade onde na maioria das vezes as pessoas compram e não usam por mais de umas poucas semanas. O Ipad é o aparelho usado por 98% dos fonoaudiólogos nos EUA para a terapia. 

P: É cada vez mais crescente o uso da tecnologia no tratamento fonoaudiológico? 

R: O uso de tecnologia na Fonoaudiologia teve um crescimento impressionante nos EUA nos últimos três anos. Crianças com autismo estão fascinadas com o uso do Ipad, uma tecnologia que é multisensorial: as crianças tocam na tela, ouvem e veem algo acontecer o que facilita e estimula o aprendizado. Aqui, estes aplicativos são utilizados já por 60% dos fonoaudiólogos.

P: Como surgiu o desejo de traduzir alguns desses aplicativos para o português?

R: O desejo de criar aplicativos em português sempre existiu desde a criação do primeiro aplicativo em inglês. Mas, o mercado brasileiro só agora está mais aberto ao uso de tablets. Vendo que várias amigas e familiares agora tem um Ipad, achamos que estava na hora de iniciar a criação de produtos em português.

P: Entre todos os aplicativos, qual o carro chefe e para que público ele é destinado?

R: O aplicativo de maior destaque sem duvida é o "Academia da Articulação" - um aplicativo destinado a fonoaudiólogos para trabalharem com crianças com desvios fonológicos e erros articulatórios. Também pode ser um material para os pais utilizarem em casa com as crianças. O aplicativo oferece 700 palavras divididas por fonemas, com gravador de voz e relatório automático do progresso na terapia.

P: Como podemos visualizar seus aplicativos?

R: Para adquirir basta visitar o nosso site www.ipadfono.com para saber mais informações ou baixar diretamente da loja da Apple na App Store no próprio aparelho.


Retirado de: http://www.crefono7.org.br/noticias_detalhe.php?cd_publicacao=164


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-graduada em Neuropsicologia UFRGS


0 comentários: