RSS

Psicomotricidade



A psicomotricidade é uma modalidade de atendimento que se ocupa do sujeito que fala, através do seu corpo em movimento, ou seja, um sujeito que se expressa com os movimentos, as variações tônico-motoras, os gestos e esquema corporal. 

Para isso, o terapeuta psicomotricista deve estar disponível para olhar e escutar o sujeito/criança que se apresenta. O psicomotricista também deve disponibilizar o seu corpo no brincar pois, com as crianças, a clínica psicomotora se utiliza de brincadeiras para possibilitar colocar em cena os significados que a marcaram, ou seja, ela coloca em jogo seu desejo, sua história, medos e angústias para serem lidas pelo outro. 

O brincar é, assim, fundamental, pois é o meio mais importante de expressão das crianças, constituindo sua imaginação, seus pensamentos, seu campo simbólico. As brincadeiras abrem espaço para as crianças criarem, expressarem-se, relacionarem-se com os outros e com os objetos. 

A psicomotricidade procura, portanto, abrir espaço para a escuta do sujeito, de um olhar para cada criança, considerando sua história e sua individualidade, propiciando também experiências corporais sustentadoras do campo simbólico. 


Mayara C. Smaniotto – mayara@espacodomquixote.com.br 
Psicomotricista e Ed. Física do Espaço Dom Quixote

0 comentários: