RSS

Hábitos alimentares nas férias



As férias escolares estão chegando, época em que a rotina e os hábitos alimentares são modificados, sendo necessário tomar alguns cuidados para que alimentação dos pequenos seja equilibrada e que não falte nenhum nutriente. Uma alimentação variada é responsável pelo desenvolvimento físico e intelectual e para fornecer a energia necessária para brincar, correr, pular, enfim, para que eles possam aproveitar muitos as férias. 

Junto com as férias vem o verão, onde o calor requer cuidados especiais, pois o corpo necessita de um consumo maior de líquidos nesse período, para compensar as perdas de água e sais minerais pela transpiração. Sendo assim, a alimentação nessa época do ano deve ser leve, com muitas frutas e líquidos, vale ressaltar que refrigerantes e sucos industrializados contém muito açúcar, podendo ser um facilitador do desenvolvimento da obesidade infantil. A preferência deve ser por sucos naturais, chá gelado, água de coco,  e uma boa saída é oferecer água aromatizada com pedaços de frutas como laranja, morango, melancia e hortelã. 

Nessa época as crianças costumam ter mais acesso à geladeira e à guloseimas como sorvetes, picolés, fast foods, que são ricos em aditivos e gorduras trans. O ideal é ter ao alcance delas alimentos saudáveis e uma dica é manter as frutas já cortadas e higienizadas em potes na geladeira, água em garrafinhas e preparações atraentes e saudáveis como gelatinas com frutas picadas em porções individuais, picolés caseiros feito com suco natural, estes agradam a criançada e são ricos em vitaminas e antioxidantes. 

Quanto às guloseimas que são inevitáveis, não devemos proibir,  mas sim impor limites. Escolha um dia para que as crianças possam escolher o cardápio, neste dia vale a pizza, sorvete e até o hambúrguer. Mas é muito importante os pais darem o exemplo, não adianta incentivar seu filho a comer frutas e saladas se esses alimentos não fazem parte do hábito dos pais. 

Vamos colocar em prática uma das dicas?

GELADO DE FRUTAS
Ingredientes:  
1 copo de iogurte natural;
1/2 xícara (chá) de leite;
3 colheres (sopa) de açúcar;
1 envelope de gelatina incolor sem sabor;
1/2 xícara (chá) de suco de laranja;
2 kiwis picados;
6 morangos picados;
1 manga picada.

Modo de Preparo:
Hidrate a gelatina com o suco de laranja. Leve-a ao banho-maria para dissolver por completo. Em uma vasilha, bata com o batedor de arame o iogurte, o leite e o açúcar e misture com a gelatina dissolvida. Junte as frutas picadas, mexendo cuidadosamente. Coloque a mistura em tacinhas individuais e leve à geladeira por 2 horas. Decore com frutas.

Cristine Cassel - cristinenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: