RSS

Habilidades psicomotoras



As habilidades psicomotoras são importantes para o desenvolvimento da criança e várias atividades podem ajudar na aquisição destas habilidades. São elas: esquema corporal, motricidade ampla, motricidade fina, percepção espacial, percepção temporal.

- Esquema corporal: representação que temos do nosso próprio corpo, ou seja, é a capacidade que a criança tem de nomear e reconhecer as partes do corpo, das funções, das relações espaciais e da dimensão temporal do corpo. 

Exemplos de atividades: localizar as partes do seu corpo (barriga, perna, costas), localizar a parte do corpo no colega. 

- Motricidade Ampla: realização de grandes movimentos com todo o corpo, abrangendo as grandes massas musculares.

Exemplos de atividades: correr, pular, rastejar, marchar batendo palmas, subir e descer escadas.

- Motricidade Fina: capacidade para realizar movimentos específicos de forma eficiente, usando os pequenos músculos. 

Exemplos de atividades: recortar, desenhar, pintar, colar, escrever, abotoar e desabotoar, encaixar, empilhar. 

- Percepção Espacial: percepção da dimensão relacionada a tudo que nos cerca. É a noção do seu próprio corpo em relação a um determinado ambiente, espaço. É possuir a noção de direção como acima, abaixo, à frente, atrás, ao lado; e de distância, como longe, perto, curto e comprido. 

Exemplos de atividades: caminhar entre labirintos formados por classes, sem bater os lados; rolar uma bola para frente, para trás, para a direita, para a esquerda. 

- Percepção temporal: compreensão das dimensões do tempo em relação a acontecimentos do passado, presente e futuro. Conhecimento das noções básicas (agora, ontem, hoje, amanhã, dia e noite), sequência de ação, velocidade, duração, ritmo. 

Exemplos de atividades: jogar uma bola para cima e bater palmas, jogar uma bola bem devagar e depois rápido, bater palmas no ritmo da música.


Mayara C. Smaniotto - mayara@espacodomquixote.com.br
Educadora Física e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: