RSS

E a luz se fez...




Os soldados voltavam da “grande” guerra. Encontraram a aldeia tal como a deixaram, cem anos atrasada em relação aos lugares que percorreram.
E à noite, no serão, enquanto o candeeiro fumacento tremeluzia, os mais ousados observavam:
-        E dizer que temos uma grande nascente, bem no meio da aldeia, que faz girar o moinho do André, e que com essa água seria tão fácil produzir eletricidade!
Os sonhadores de planos, os fazedores de projetos, os palradores repetiam:
-        E isso seria tão fácil!
-        Poderíamos iluminar-nos com tão pouca despesa!
-        A nossa aldeia ficaria tão transformada!
Os céticos, porém, sabendo o resultado daquelas veleidades, concluíram:
-        Sempre vivemos com a nossa madeira resinosa e o nosso candeeiro fumacento... Dizer e fazer são duas coisas diferentes...
Um dia, Mathieu pôs mãos à obra: fundou um sindicato, mandou estudar um projeto, arranjou fundos. Não é preciso dizer que as autoridades, a administração e a prefeitura puseram-se contra ele.
E os “inovadores” tão corajosos e os sonhadores de planos divertiram-se a perturbar, com o seu ceticismo, a empresa temerária daquele que pretendia transpor para a realidade os sonhos dos palradores.
Mas, certa noite, a eletricidade iluminou a aldeia!... A luz se fez!... Em volta dos candeeiros espalhados ao longo das ruas, a juventude dançou festejando o milagre finalmente realizado.
A luz tornara-se, então, uma coisa pública, evidente e definitiva, e os “inovadores”, os sonhadores de planos e os palradores elogiaram seus benefícios. Hábeis na arte de explorar o trabalho dos outros, formaram um comitê, informaram os jornais e, na inauguração oficial, convidaram aqueles mesmos que  se haviam oposto ao projeto audacioso, o prefeito à frente.
No entanto, esqueceram-se de Mathieu, que pegou a enxada e foi para o campo, cuidar da futura colheita. Aliás, já tivera sua recompensa, pois fizera jorrar a luz!
( fragmento do livro “Pedagogia do bom senso”, de Célestin Freinet)

Esta história de Freinet retrata, ainda hoje, a educação brasileira: temos muitos professores sonhadores, fazedores de projetos e palradores que estão sempre planejando a escola ideal, descrevendo o aluno desejado, discutindo as propostas adequadas e discursando sobre a importância da educação.
Aí chegam os céticos da profissão e despejam um balde de água fria dizendo que não vale a pena sonhar, planejar e discutir porque nada vai mudar.
Com certeza as mudanças, a “reforma” na educação não acontecerão apenas nos gabinetes, nos palanques e nos discursos dos mais inflamados intelectuais. As mudanças acontecerão graças ao trabalho dos Mathieu das escolas, daqueles que sonham, planejam, discutem e realizam o trabalho pedagógico diariamente.
O professor pode estar insatisfeito com sua profissão, com a falta de valorização e o desrespeito crescente mas, ao assumir a tarefa de educar assume uma postura ética de compromisso com a verdade e  aprendizagem. Assume o papel de inovar e desenvolver conhecimento, tanto para si como para com seus alunos, respeitando as possibilidades de cada um.
A estes professores, os Mathieu das escolas, que desejam e merecem a valorização e reconhecimento, mas não esperam por ela para realizar seu trabalho queremos parabenizar e encorajar. Parabenizar pela seriedade com que realizam seu trabalho, não medindo esforços para todos os alunos desenvolvam aprendizagem. Encorajar a continuar com um trabalho ético e responsável em suas salas de aula construindo redes de energia para que seus alunos possam irradiar conhecimento e construir pontes com novos saberes.

Parabéns professores e professoras!

Janete Cristiane Petry - psicopedagoga do Espaço Dom Quixote
janetepp@espacodomquixote.com.br

0 comentários: