RSS

Dia de ser criança


A dica de dia das crianças é clichê. Mas, ela só continua sendo clichê porque ainda temos dificuldade em a levarmos a sério. Precisamos tornar o dia das crianças simbólico, novamente. Digo com isso que precisamos diminuir nos presentes caros, nas inúmeras aulas, danças, línguas e lutas das quais enchemos os horários de nossas crianças. Precisamos deixar que as crianças sejam e ajam como crianças. E para isso precisamos mostrar a elas como se faz.
Lembro-me de quando era criança e de todas as fantasias que rodeavam o mundo adulto. Quem nunca brincou de ser adulto? Ou imaginou que tudo fosse diferente?  Mas, talvez um pouco decepcionados (ou realistas), percebemos que a vida adulta nem sempre é tão divertida ou invencível como imaginávamos. Bem pelo contrário, nos tornamos adultos sérios, fechados e sem criatividade. Esquecemos como se ri de piadas sem graça, como é bom andar de pé no chão ou até mesmo tomar um banho de chuva. Esquecemos que um quebra-cabeça pode ser muito divertido, algumas latas podem fazer muito barulho ou simplesmente olhar um filme de desenho animado pode ser o melhor programa para uma tarde vazia.
Com o tempo esquecemos e perdemos a simplicidade e ingenuidade que a infância nos permite. Perdemos a satisfação com pequenas lembrancinhas ou presentinhos. Precisamos sempre de mais, muito mais. E o que acontece com isso? Ensinamos àqueles que ainda estão vivendo essa fase tão mágica que brinquedos precisam ser grandiosos, que não podemos nos sujar ou ter um tempo livre para brincar no pátio de casa. Ensinamos inconsciente ou conscientemente (ainda não sei), para nossas crianças a serem pequenos adultos. Perdemos a ingenuidade da Páscoa e seu coelhinho, do Natal e seu Papai Noel, dia das crianças e seu simbolismo.
Que nesse dia das crianças possamos presentear nossos pequenos com carinho, bagunça, risadas e algumas guloseimas. Que os presentes não representem nossas faltas, erros ou até mesmo chantagens emocionais. Pelo contrário, que as pequenas lembrancinhas, presentinhos criados com sucata, desenhos e criações sejam fruto da nossa presença e do nosso reconhecimento deste dia.
Que você, adulto, consiga demonstrar para sua criança o real significado e sentido do dia das crianças e da infância tão cobiçada por nós adultos. Que deixemos nossas crianças serem apenas crianças. E para você adulto: redescubra sua criança interior. Depois disso? Feliz dia das crianças para todos nós, eternas crianças!
Caroline Ciceri - Psicóloga do Espaço Dom Quixote
carolinepsico@espacodomquixote.com.br

0 comentários: