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Música na Sala de Aula?



Sempre recomendo a utilização da música e/ou seus recursos dentro da sala de aula. É um recurso que todas/os podem utilizar, propicia uma atividade diferente, interessante e prazerosa, sem custo nenhum. Promove diversos benefícios e pode fazer toda a diferença. Atividades musicais podem auxiliar em praticamente todos os objetivos que se quer trabalhar, pois envolvem todas as áreas do cérebro. 

Fica a dica! A música e/ou seus elementos aumenta a concentração e atenção, auxilia na fixação dos conteúdos, além de poder ser utilizada para melhorar a interação entre as/os alunas/os e alunas/os e professoras/es, aprimorar a coordenação, introspecção, autoestima, entre outros. 

Imagine aquele dia em que estão todos desatentos e agitados. Ou com muito sono em um dia chuvoso. Como arranjar uma maneira de fazer as alunos prenderem a atenção e assimilarem o conteúdo? Por que não utilizar uma atividade musical como recurso? Uma atividade que exija atenção como “morto e vivo musical” (ao ouvir uma palma, levanta, um assovio, abaixa), ou estabelecer sílabas ou sons para cada gesto (levantar um dedo – dizer “Du”, levantar dois dedos dizer “Dudê”). Cada aluno pode comandar um pouco, ou o famoso “espelho”, onde cada um tem que imitar os gestos do comandante da forma mais sincronizada possível. Essas atividades exigem o máximo de atenção e concentração, excelentes para passar o conteúdo após. Qualquer canção ou atividade que se diminuía a velocidade progressivamente, diminui também a velocidade da respiração, dos batimentos cardíacos, acalmando e aumentando a atenção. 

E como facilitar o aprendizado? Atividades musicais auxiliam na memorização e compreensão do conteúdo. Hoje em dia há vários grupos musicais como Palavra Cantada, Thelma Chan, Beto Herrmann, Bia Bedran, entre outros, com músicas específicas para determinadas disciplinas ou conteúdos, seja português, estudos sociais, ciências, matemática, geografia, línguas estrangeiras, literatura, além do universo de músicas para a educação infantil, que auxiliam na linguagem, alfabetização, todo o cognitivo, como a percepção, memória, concentração, raciocínio, auxiliam na rotina, desenvolvem a expressão, sensibilidade, criatividade, autoestima, afetividade, o toque, a cooperação, respeito, diminuem a ansiedade, promovem a interação social, a aceitação do outro, o aprender a lidar com o novo, com frustrações, limites, além da coordenação motora, e muito mais. 

Criar canções, modificar o texto de uma música inserindo o conteúdo da disciplina são excelentes meios dos alunos se envolverem e realmente fixarem o conteúdo. Uma apresentação de composições realizadas em grupo rende uma aula e tanto! 

A música é um excelente recurso para inclusão por promover a interação, facilitar o aprendizado, além de tantas outras habilidades como as citados acima. É uma atividade prazerosa que deixará os alunos mais motivados para aprender. Rodas cantadas, histórias cantadas, jogos de copos, jogos de mãos, criação de instrumentos musicais, brincadeiras rítmicas, composição, utilizar música de fundo para controlar o volume do som das crianças/adolescentes (eles mesmos se policiam de modo que se não estiverem escutando a música, precisam diminuir o barulho) são algumas das tantas possibilidades e vantagens do uso da música em sala de aula. 


Luciana Steffen - lucianamt@espacodomquixote.com.br 
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote 
Mestranda em Teologia (Gênero e Musicoterapia) - EST

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