RSS

Fonoaudiologia e Estimulação Precoce



Todo o estímulo recebido na primeira infância constitui a base do desenvolvimento futuro. A estimulação precoce, como o próprio nome já refere, tem como objetivo desenvolver e potencializar, por meio de jogos, exercícios, técnicas e de outros recursos lúdicos, as funções do cérebro da criança para beneficiar seu intelecto, seu físico e sua afetividade. 

Uma criança bem estimulada fará maior aproveito de sua capacidade de aprendizagem e de adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa. 

Sabemos que os bebês nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazerem com que este potencial se desenvolva ao máximo de forma adequada, positiva e divertida. Porém, existem casos em que a estimulação dos pais não é suficiente, sendo necessário o acompanhamento com um profissional especializado. 

No que diz respeito à linguagem, espera-se que a criança fale suas primeiras palavras entre 1 ano e 1 ano e meio de idade e que junte duas ou três palavras em uma frase a partir de 2 anos. 

Fique atento à fala de seu filho. Observe se a criança parece escutar o que lhe é dito, se atende a ordens verbais, se demonstra interesse em ouvir histórias. É de grande importância que a criança tenha capacidade de iniciar uma conversa, observe se ela interage com seu interlocutor. 

Sempre que for levantada alguma suspeita de alteração de linguagem procure um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação, pois se a intervenção for feita precocemente, problemas posteriores, como por exemplo, na alfabetização, serão evitados. 

O grupo de Estimulação Precoce do Espaço Dom Quixote conta com acompanhamento de Fonoaudióloga, Psicóloga, Psicomotricista e Musicoterapeuta. Entre em contato para maiores informações!


Bárbara Brandão da Cunha – barbarafono@espaçodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Aperfeiçoamento em Processamento Auditivo (curso em andamento).

0 comentários: