RSS

Semana da Pessoa com Deficiência



A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla está ocorrendo do dia 21 ao dia 28 de agosto de 2012. Neste ano a FENAPAES (Federação Nacional das APAES) traz como tema a igualdade social com a seguinte reflexão: 

"Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não reproduza as desigualdades."



Aproveitando este tema, no dia 18 de agosto, o filme "Colegas" venceu o Festival de Cinema de Gramado. Você já ouviu falar deste filme? Qual a relação dele com a inclusão? Descubra a seguir:


Estrelado por um trio de atores com Síndrome de Down, "Colegas", de Marcelo Galvão, faturou o Kikito de melhor filme da 40ª edição do Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia de premiação foi realizada na noite deste sábado (18) no Palácio dos Festivais. De maneira leve, divertida e sem autopiedade, o road movie de Marcelo Galvão é uma aula de inclusão social. 

A jornada dos personagens Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) arrancaram muitos risos da plateia na serra gaúcha. De longe, o filme foi o mais aplaudido durante e depois da sessão no Palácio dos Festivais. 

"Queria agradecer a essa equipe e a Rita, Ariel e Breno. A nossa projeção aqui foi maravilhosa. O filme foi aplaudido várias vezes em cena e de pé ao final. Isso para nós foi o maior prêmio", discursou Galvão após receber o Kikito das mãos do cineasta Arnaldo Jabor. 

Além de melhor filme, "Colegas" levou para casa os prêmios de direção de arte e especial do júri, para os atores Ariel, Rita e Breno. No palco, os três choraram e fizeram um discurso emocionado: "Nós somos Down perante a sociedade, mas perante Deus somos normais", disse Ariel. Exatamente como faz no filme, Breno arrancou gargalhadas da plateia: Ganhar esse periquito (Kikito) aqui é muito gratificante", brincou.

Assista ao trailer do filme:


Belo exemplo para refletirmos!


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia UFRGS

0 comentários: