RSS

O desafio de parar de chupar bico


Assunto que sempre gera discussões é o uso ou não do bico (ou chupeta). Para os pais que decidiram pelo uso do bico, sempre há dúvidas da hora e maneira correta de retirar este hábito da criança. Para algumas crianças é supertranquilo parar de chupar bico e muitas vezes eles espontaneamente deixam o bico de lado. Mas, para outros, acaba se tornando um hábito tão forte que ficar sem o bico é motivo de choro contínuo.

Médicos, dentistas e fonoaudiólogos recomendam que até no máximo os 3 anos de idade a criança não esteja mais fazendo uso do bico, e para que a retirada dele seja feita de modo tranquilo, é aconselhável que os pais desde o início estipulem algumas regras para o seu uso. 

O bico tem um efeito calmante para as crianças, por isso que a grande maioria delas pede o bico quando estão com sono ou se sentindo desconfortáveis. Isso quer dizer que quando a criança está brincando ou passeando ela não precisa do bico, pois não são momentos de descanso e sim de interação com as pessoas e o mundo. E como esta interação vai ocorrer se há um empecilho para que a criança se comunique? 

É importante não liberar o uso do bico indiscriminadamente, pois além de estarmos fortalecendo um hábito desnecessário e estarmos interferindo no processo de erupção dentária, estamos mandando uma mensagem de que a criança deve permanecer calada, sem chance de dar seu ponto de vista. 

O correto seria deixar o bico para os momentos mais incômodos para a criança e, com o passar do tempo, ir diminuindo o seu uso até a retirada total. Uma dica para que a criança não faça do bico um hábito corriqueiro é deixar ele sempre guardado, fora da vista da criança e só entregá-lo for realmente necessário. 

A criança já pode ir largando o bico desde o primeiro ano de vida, quanto antes isto for acontecendo, mais tranquilo será. Mas se mesmo assim o hábito persistir por um tempo maior, pode-se conversar com a criança, reforçar que ela já é grandinha, que vai à escola e faz várias atividades que não combinam com o padrão infantilizado de utilizar o bico. 

No processo de retirada do bico é importante estabelecer metas, ir diminuindo o tempo de uso para apenas a noite, por exemplo, e premiar a criança conforme for atingindo os objetivos. Desde cedo pode-se conversando com a criança de que o bico é para bebês e que como ela está crescendo, logo logo o bico não será mais necessário. 

A seguir mais algumas dicas de manejo: 

- Combinar sempre com a criança de que o bico deve ficar em casa quando forem sair; 

- Se a criança usa o bico para dormir, tirar da sua boca quando ela adormecer; 

- Explicar desde cedo que o bico é para bebês e que a medida que a criança for crescendo o bico não “combina” mais com ela; 

- O bico nunca deve ser dado logo no momento em que a criança pede ou chora, deve-se tentar distrair a criança com algum brinquedo para que consiga ficar menos tempo com o bico.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia UFRGS

0 comentários: