RSS

Nutrição e Exercício Físico


Qual a importância do nutricionista para a saúde do atleta e do praticante de exercício físico? 

Cada vez mais tem se dado importância a nutrição de atletas e praticantes de exercício físico regular tanto na idade adulta quanto ao longo da infância e adolescência. 

Uma boa nutrição está associada a um melhor condicionamento físico e, consequentemente, a uma melhor performance e produção de resultados ainda mais expressivos, sendo essa afirmação embasada em estudos científicos recentes. 

Importante pontuar que a conduta nutricional deve ser pensada tendo em mente o tipo de modalidade esportiva praticada pela criança e pelo adolescente, assim como sua duração, intensidade e frequência. O manejo dietético é pensado tendo como foco o efeito dos nutrientes no organismo em resposta ao esforço muscular produzido pelo exercício. 

Uma alimentação adequada, rica em vitaminas, minerais e fibras pode auxiliar também na prevenção de quadros de fadiga e lesões musculares atuando na regulação da resposta do organismo ao estresse oxidativo causado pela prática de exercícios. 

Lembre-se, para que sejam obtidos bons resultados, é necessário que o trabalho desenvolvido com atletas mirins tenha ênfase em qualidade de treinamento, recuperação muscular (período de descanso) e uma alimentação saudável. 


Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote 
Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente 

0 comentários: