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Curso O Normal e o Patológico


Oficina Criança e Aprendizagem


O desafio de parar de chupar bico


Assunto que sempre gera discussões é o uso ou não do bico (ou chupeta). Para os pais que decidiram pelo uso do bico, sempre há dúvidas da hora e maneira correta de retirar este hábito da criança. Para algumas crianças é supertranquilo parar de chupar bico e muitas vezes eles espontaneamente deixam o bico de lado. Mas, para outros, acaba se tornando um hábito tão forte que ficar sem o bico é motivo de choro contínuo.

Médicos, dentistas e fonoaudiólogos recomendam que até no máximo os 3 anos de idade a criança não esteja mais fazendo uso do bico, e para que a retirada dele seja feita de modo tranquilo, é aconselhável que os pais desde o início estipulem algumas regras para o seu uso. 

O bico tem um efeito calmante para as crianças, por isso que a grande maioria delas pede o bico quando estão com sono ou se sentindo desconfortáveis. Isso quer dizer que quando a criança está brincando ou passeando ela não precisa do bico, pois não são momentos de descanso e sim de interação com as pessoas e o mundo. E como esta interação vai ocorrer se há um empecilho para que a criança se comunique? 

É importante não liberar o uso do bico indiscriminadamente, pois além de estarmos fortalecendo um hábito desnecessário e estarmos interferindo no processo de erupção dentária, estamos mandando uma mensagem de que a criança deve permanecer calada, sem chance de dar seu ponto de vista. 

O correto seria deixar o bico para os momentos mais incômodos para a criança e, com o passar do tempo, ir diminuindo o seu uso até a retirada total. Uma dica para que a criança não faça do bico um hábito corriqueiro é deixar ele sempre guardado, fora da vista da criança e só entregá-lo for realmente necessário. 

A criança já pode ir largando o bico desde o primeiro ano de vida, quanto antes isto for acontecendo, mais tranquilo será. Mas se mesmo assim o hábito persistir por um tempo maior, pode-se conversar com a criança, reforçar que ela já é grandinha, que vai à escola e faz várias atividades que não combinam com o padrão infantilizado de utilizar o bico. 

No processo de retirada do bico é importante estabelecer metas, ir diminuindo o tempo de uso para apenas a noite, por exemplo, e premiar a criança conforme for atingindo os objetivos. Desde cedo pode-se conversando com a criança de que o bico é para bebês e que como ela está crescendo, logo logo o bico não será mais necessário. 

A seguir mais algumas dicas de manejo: 

- Combinar sempre com a criança de que o bico deve ficar em casa quando forem sair; 

- Se a criança usa o bico para dormir, tirar da sua boca quando ela adormecer; 

- Explicar desde cedo que o bico é para bebês e que a medida que a criança for crescendo o bico não “combina” mais com ela; 

- O bico nunca deve ser dado logo no momento em que a criança pede ou chora, deve-se tentar distrair a criança com algum brinquedo para que consiga ficar menos tempo com o bico.


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia UFRGS

Criança "perguntadeira" atrapalha?



Imaginem a seguinte cena: uma sala de aula cheia de crianças perguntando o tempo todo sobre suas curiosidades. 

No início todo adulto acha interessante e, além de responder, estimula mais a curiosidade das crianças. Mas chega uma hora em que toda essa efervescência investigativa pode tomar o rumo da bagunça e dispersão das tarefas planejadas, e, aí, ponto final. Hora de calar, de voltar à concentração e, de preferência, em silêncio para não errar. 

Se esta atitude do adulto de fazer calar tornar-se uma rotina na sala de aula, podemos transformar a curiosidade infantil, tão natural, num silêncio cognitivo. As crianças deixam de questionar e de se apropriar de suas perguntas para dar lugar à acomodação, à inércia cognitiva que acaba por adormecer o desejo de aprender, desejo este que Alícia Fernandez, psicopedagoga argentina, diz ser fundamental para a aprendizagem. 

Sem este desejo, os alunos não se apropriam do conhecimento e acabam por ser meros transmissores de informação. Alunos com este quadro são facilmente encontrados nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. 

Acredito que uma das hipóteses para este silêncio cognitivo, esta falta de desejo por apropriar-se do conhecimento, tem a ver com a necessidade de calar na infância. A criança percebe que perguntar demais perturba e, depois de muitas tentativas sem aprovação, acaba por desistir e se acomoda no lugar de aluno mero ouvinte. 

Não se trata aqui de transformar a sala de aula num burburinho sem fim, mas de construir espaços de liberdade ”organizada” da expressão, onde todos possam ser desafiados a contribuir com informações e ideias, além de questionar e resolver suas dúvidas. 

Nossas crianças perguntam o tempo todo, mas perguntam o quê? É importante que o professor possa organizar essa conversação para que as crianças cresçam aprendendo a investigar. A organização da linguagem traduz uma organização mental, necessária para assimilar e acomodar as informações transformando-as em verdadeiro conhecimento. 

Privilegiar no planejamento semanal atividades silenciosas, que exijam a concentração e reflexão individual, bem como atividades coletivas que necessitem da interação social, da troca de conhecimento, da administração do tempo e das individualidades para atender o coletivo, são importantes para que as crianças vivenciem situações diferentes e que desenvolvam competências distintas. 

Em sala de aula deve-se procurar instituir os momentos de rodinha, de assembleia para discutir e refletir sobre temas estudados, sobre situações vivenciadas, sobre regras e valores, sobre o andamento das aulas. É preciso permitir que a criança aprenda a avaliar-se e avaliar as situações a sua volta com responsabilidade para que desenvolva autonomia e senso crítico. 

Deve-se motivar as perguntas num ambiente seguro para que os alunos se sintam à vontade em dizer “não entendi”, “não sei fazer” e expressem suas dificuldades sem medo de cair no ridículo. O professor, para o aluno, é uma figura que, por vezes, impõe medo e inibe as perguntas ou a expressão da dificuldade. Um ambiente que faz da investigação e do questionamento uma rotina facilita a aprendizagem e diminui o fracasso escolar. 

Crianças que aprendem desde pequenas a se expressar, emitir sua opinião, manifestar sua curiosidade tornam-se adolescentes mais envolvidos com a própria aprendizagem, pois fazem da curiosidade o ponto de partida para a pesquisa e reflexão. 

Portanto, no processo de aprendizagem é importante que o aluno desenvolva a atenção, o questionamento e investigação, o estudo e a sistematização dos conteúdos e temas, a reflexão individual e coletiva para construir um conhecimento significativo. Todas estas competências são desenvolvidas nos anos iniciais de estudo e aperfeiçoadas durante a vida escolar. 

Deixemos que as crianças perguntem, e perguntem muito. Vamos ajudá-las a organizar estas perguntas para que se tornem investigativas e promotoras de aprendizagem.


Janete Cristiane Petry - janetepp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

A mão e suas funções


A nossa mão é uma ferramentas insubstituível, um excelente descobridor de fatos e com muitos sensores. Através dela podemos intervir no meio ambiente de acordo com os nossos desejos. Desde bebê já possuímos este ato motor, porém no início somente como reflexo e depois como um ato motor refinado. Com o desenvolvimento o movimento vai se tornando preciso e com precisão. 

O padrão básico para preensão consiste em quatro ações: a preensão que envolve segurar o objeto da forma correta; alcançar os objetos que envolvem estabilidade, amplitude e força muscular; os padrões de preensão que envolve a pinça (habilidade de segurar o objeto) e a preensão global (palma da mão – plataforma oposta dos dedos); função sensitiva que envolve a sensibilidade e a coordenação fina. 

Outro fator importante da mão são seus receptores sensoriais para dor, tato, pressão, temperatura e propriocepção que permitem o reconhecimento do objeto pela forma, diferenciando texturas, percebendo o movimento, a direção e intenção do objeto. 

A mão tem função complexa e por isso as crianças devem ser estimuladas deste pequenas a realizarem as pinças corretamente. Ensiná-las como amarrar sapatos, abotoar, afivelar, favorece no desenvolvimento do tônus das regiões das mãos e braços que será exigido para a execução de uma escrita de qualidade tanto no ritmo quanto na quantidade de palavras. 

Alguns exercícios para estimular a força nos dedos: 

- Abrir e Fechar: luva com os dedos ou gominha de elástico 



- Esticar pedaços de massinha


- Apertar antiga "mão biônica" (mão de garra) para pegar bolinhas


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

Psicopatia



Entrevista sobre um assunto atualmente muito difundido nos meios de comunicação: PSICOPATIA.

A Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva (psiquiatra e escritora) fala sobre diversas faces do comportamento psicopata, desde o início de seu desenvolvimento.

Boa reflexão!



Fernanda Soares Fernandes - fernandapsico@espacodomquixote.com.br
Psicóloga do Espaço Dom Quixote
Especialista em Psicologia Clínica TCC

Ambientoterapia


Nutrição e Exercício Físico


Qual a importância do nutricionista para a saúde do atleta e do praticante de exercício físico? 

Cada vez mais tem se dado importância a nutrição de atletas e praticantes de exercício físico regular tanto na idade adulta quanto ao longo da infância e adolescência. 

Uma boa nutrição está associada a um melhor condicionamento físico e, consequentemente, a uma melhor performance e produção de resultados ainda mais expressivos, sendo essa afirmação embasada em estudos científicos recentes. 

Importante pontuar que a conduta nutricional deve ser pensada tendo em mente o tipo de modalidade esportiva praticada pela criança e pelo adolescente, assim como sua duração, intensidade e frequência. O manejo dietético é pensado tendo como foco o efeito dos nutrientes no organismo em resposta ao esforço muscular produzido pelo exercício. 

Uma alimentação adequada, rica em vitaminas, minerais e fibras pode auxiliar também na prevenção de quadros de fadiga e lesões musculares atuando na regulação da resposta do organismo ao estresse oxidativo causado pela prática de exercícios. 

Lembre-se, para que sejam obtidos bons resultados, é necessário que o trabalho desenvolvido com atletas mirins tenha ênfase em qualidade de treinamento, recuperação muscular (período de descanso) e uma alimentação saudável. 


Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote 
Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente 

Filmes sobre Musicoterapia ou sobre o Poder da Música



Seguem algumas dicas de filmes: 

A MÚSICA NUNCA PAROU 
Título Original: The Music Never Stopped 
Gênero: Drama 
Direção: Jim Kohlberg 
Roteiro: Gary Marks, Gwyn Lurie, Oliver Sacks 
Produtores: Greg Johnson (II), Jim Kohlberg, Peter Newman 
País de Origem: Estados Unidos da América 
Ano: 2011 
Sinopse: História de um pai que se esforça para se conectar com seu estranho filho Gabriel depois que ele adquire um tumor cerebral que o impede de guardar novas memórias. Com Gabriel incapaz de encarar as crenças e os interesses que causaram sua distância física e emocional, Henry deve aprender a abraçar as escolhas de seu filho e tentar conectar-se com ele através da música. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=g4GDgq49boM 
Fonte: http://filmow.com/the-music-never-stopped-t34170/ 
Incrível e emocionante filme que mostra a importância da Musicoterapia em pacientes com danos neurológicos onde outros tratamentos não surtem efeito. A partir de músicas que Gabriel gosta, a musicoterapeuta consegue que Gabriel volte a se expressar e se conectar com o mundo e com a família, resgatando relações e a vida. 

ALIVE INSIDE - A STORY OF MUSIC AND MEMORY 
Título Original: Alive Inside - A Story of Music and Memory 
País de Origem: Estados Unidos
Direção: Michael Rossato-Bennet 
Ano: 2011 
A Music & Memory é uma organização sem fins lucrativos que carregou recentemente um trailer para um documentário apelidado “Alive Inside: A Story of Music and Memory”. Este programa explora os efeitos terapêuticos da música em pacientes com problemas mentais. O vídeo de seis minutos apresenta Henry, um idoso num lar de terceira idade que sofre de Alzheimer, e a sua reação quando ouve música do seu tempo.
Trailer: http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1679862-15605,00.html 
Fonte: http://palcoprincipal.com.br/noticias/Noticia/musica_faz_milagres_em_doentes_com_alzheimer_
com_video_1/0007272 
Não deixe de assistir o trailer! O trailer emociona ao ver a música mudando vidas de pessoas com Alzheimer. Maiores informações: http://www.ximotionmedia.com/. 

MR. HOLLAND - ADORÁVEL PROFESSOR
Título Original: Mr. Holland's Opus 
Direção: Stephen Herek 
Roteiro: Patrick Sheane Duncan 
Gênero: Drama/Música 
Origem: Espanha 
Ano: 1995 
Sinopse: Em 1964, um músico decide começar a lecionar para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio uma grande decepção o aguarda. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=-LjtsgwnET0 
Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_13958_mr.holland.adoravel.professor.html 

MÚSICA DO CORAÇÃO 
Título Original: Music of the Heart 
País de Origem: EUA 
Gênero: Drama 
Ano: 1999 
Estúdio/Distrib.: Miramax Films 
Direção: Wes Craven 
Sinopse: Quando o marido de Roberta a deixou por uma amiga da família, ela deixou a segurança de sua pequena cidade e se mudou para o East Harlem com um objetivo: dar às crianças esperança, orgulho e poder para fazer algo por elas mesmas da forma mais improvável - através de cinquenta violinos. Após 10 anos de ensino, a escola decide por cancelar suas aulas. Apoiada por seus amigos e pela comunidade local, ela decide lutar para manter o curso em funcionamento. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=8pnqbx8iTTM 
Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_13982_musica.do.coracao.html 

TEMPO DE DESPERTAR 
Título Original: Awakenings 
País de Origem: EUA 
Gênero: Drama 
Ano: 1990 
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures 
Direção: Penny Marshall 
Sinopse: Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para este casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro) que há décadas estava "adormecido". Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também mostram-se ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais. 
Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=Y0sbgJbPgM4&feature=results_video&playnext=1&list=PL193A1AC84F0DCDED 
Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_14565_tempo.de.despertar.html 

MÚSICAS DO CORAÇÃO 
Título Original: Beautiful Music 
Direção: Richard Trank 
Roteiro: Richard Trank 
Gênero: Documentário 
Origem: EUA 
Ano: 2005 
Sinopse: “Músicas do Coração" conta a emocionante e comovente história sobre a relação entre uma professora de música e sua aluna - uma mulher judia ortodoxa e uma garota palestina cega, com autismo e com um incrível dom para o piano clássico. Durante dezoito anos, pelo menos duas vezes por semana, em meio aos altos e baixos do processo de paz, Devorah deu aulas de piano para Rasha. Apesar de cega e autista, e grata pelo apoio e direção dado por Devorah, Rasha é capaz não só de interpretar complicadas partituras musicais, mas também compor suas próprias músicas - um extraordinário talento para alguém com suas deficiências. 
Fonte: http://www.enterplay.com.br/filme/Musicas-do-Coracao-753398.htm 

SHINE - BRILHANTE 
Título Original: Shine 
País de Origem: Austrália 
Gênero: Drama 
Ano: 1996 
Direção: Scott Hicks 
Sinopse: Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vTt4Ar6pzO4
Fonte: http://interfilmes.com/filme_14451_Shine.Brilhante-%28Shine%29.html 

A VOZ DO CORAÇÃO 
Título Original: Choristes, Les 
Direção: Christophe Barratier 
Roteiro: Georges Chaperot (argumento de 1945), René Wheeler (argumento e roteiro de 1945), Noël-Noël (roteiro de 1945), Christophe Barratier (argumento e roteiro), Philippe Lopes-Curval (roteiro) 
Gênero: Drama/Romance 
Origem: Alemanha/França/Suíça 
Ano: 2004 
Sinopse: Pierre Morhange (Jacques Perrin) é um famoso maestro que retorna à sua cidade-natal ao saber do falecimento de sua mãe. Lá ele encontra um diário mantido por seu antigo professor de música, Clémente Mathieu (Gérard Jugnot), através do qual passa a relembrar sua própria infância. Mais exatamente a década de 40, quando passou a participar de um coro organizado pelo professor, que terminou por revelar seus dotes musicais. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=anh7Enari2U 
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-50325/ 

A VIDA NO PARAÍSO 
Título Original: Så som i himmelen 
Direção: Kay Pollak 
Gênero: Drama 
Origem: Suécia 
Ano: 2004 
Sinopse: Conheça a história de Daniel Daréus (Michael Nyqvist), um talentoso maestro que, para se recuperar de um ataque do coração, volta para seu povoado, onde viveu sua infância. Confrontado pelo passado, sua socialização com as pessoas o leva a ser o professor do coral da igreja. 
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=WtkJlT3EkaM 
Fonte: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1660 


Luciana Steffen - lucianamt@espacodomquixote.com.br
Musicoterapeuta do Espaço Dom Quixote