RSS

Missão Pais: brincando junto


Como brincar com seu filho quando se chega exausto após um dia trabalho? E ainda ter que realizar as tarefas de casa – jantar, louça para lavar, organizar a casa e dar atenção aos filhos? Complicado não? Mas sabe aqueles 15 minutinhos que tiramos para ler uma revista no sofá ou assistir televisão? Que tal sentar-se no chão e pedir que ele(a) sente-se com seus brinquedos próximos pra irem trocando ideias? 

Sabe que funciona muito bem, além de relaxarmos conseguimos dar atenção e com isso resgatar brincadeiras lúdicas com brinquedos feitos à mão, além de despertar a criatividade, já que hoje em dia, elas não têm tanta destreza manual como antigamente. Com isso, também trabalhamos o conceito de cooperação, parte essencial para se relacionar com as outras pessoas e construir relacionamentos significativos. Aprende a respeitar os outros e a controlar suas próprias necessidades imediatas e impulsos. O fato de aprender a cooperar é essencial, mas não significa que é fácil. 

Poder participar de momentos lúdicos com as crianças permite entendê-las melhor, identificando os seus valores, preocupações e sentimentos em relação a situações específicas da sua vida. Além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades como a coordenação motora, a criatividade e a inteligência. Ensina também comportamentos adequados e potencialmente úteis nas interações que a criança estabelece com seus pares - como a empatia, a auto-confiança, estratégias para resolução de problemas, entendimento das regras e aprende a respeitá-las e a lidar com suas próprias frustrações quando perde uma partida.

É muito bom quando esses momentos entre pais e filhos podem ser recheados de afagos, longos abraços, brincadeiras inventadas e brincadas juntos, estimulando e fortalecendo a integração físico-psicossocial. 

Aqui no Espaço Dom Quixote, oferecemos esses momentos de fortalecimento de vínculos familiares. 

Fique ligado na programação das Oficinas Pais e Filhos.


Priscila Straatmann Morél - priscilato@espacodomquixote.com.br
Terapeuta Ocupacional e Psicomotricista do Espaço Dom Quixote

0 comentários: