RSS

Relato de mãe



Existem vários relatos já escritos para expressar essa palavra MÃE, principalmente nesses dias que antecedem o dia escolhido para ser o das MÃES. Vemos muitas propagandas emocionantes, canções que enaltecem a figura materna… Para mim, a mais simples de todas depois de ser mãe de uma filha especial (mesmo que todas sejam) está expressa em três palavras que sustentam a minha vida de mãe todos os dias, nestes últimos anos.

Maturidade: a gente se torna muito madura, e precisa ser, depois de ser mãe, independente da idade que escolhemos para ser mãe ou o que o destino nos fez ser. São muitas decisões, muitas dúvidas, muitas escolhas a serem definidas: pediatra, escolinha ou babá… e sendo mãe de uma crianca especial a maturidade aflora com mais intensidade e por necessidade. É necessário ter muita coragem para decidir, porque tudo é muito dificil, tudo é muito forte, muito intenso, assim como as coisas estão boas elas podem piorar, enfim maturidade física e mental é fundamental para viver e viver bem.

Amor: sem ele, como nos dedicarmos integralmente a causa? Como dar afeto, carinho? E tudo tem que ser em grande quantidade, tudo tem que ser o máximo, as proporções mudam sem querer mudar. Quando temos outro filho, sem necessidades especiais, que precisa dividir a atenção da mãe todos os dias, de maneira desproporcional, com a irmã que necessita mais que ele, fica difícil medir amor. O amor precisa acontecer numa medida que supra as necessidades do dia, da tarefa de cuidar da casa, filhos, marido, trabalho e, quando conseguimos, ainda fazer sobrar um tempo para nós. É preciso um amor capaz de sustentar a união da família para superar as dificuldades que enfrentamos.

Esperança: de ver e ter o melhor para ela a cada dia, de enxergar um mínimo de melhora onde às vezes nem existe. É a esperança que nos faz ver e acreditar que é possível superar todas as dificuldades que nos foram ditas ainda na maternidade, afinal, quantos já não caminharam, falaram, comeram sem se engasgar, coisas simples para muitas crianças, mas, para a minha filha, uma dificuldade, um comprometimento sério. Esperança é o que nos faz acreditar no significado do nome da Rafaela, “curada por Deus”. Nossa filha não pode fazer muitas coisas, mas tem o sorriso mais lindo, uma alegria sem fim, uma vontade de comer pizza, de pegar o hambúrguer do mano, o sorvete de casquinha, a Coca-cola... Coisas que a gente come e daria sem pestanejar, mas que não é possível. Eu ainda não a vejo sentar, engatinhar, mas tenho a esperança de que ela vai caminhar e me chamar de mãe para que eu possa também dizer que se ganhasse dez centavos por cada “manhêêê “ dito ao dia não precisaria ganhar na mega sena, ficaria rica e em todos os sentidos porque como somos acionadas nas 24 horas de um dia. Tudo na vida passa, cada dificuldade, cada dúvida, cada tristeza e agradeço de verdade todos os dias por ter meu filho André que é amoroso e muito cuidadoso, agradeço imensamente pela Rafaela estar conosco, pois ela enche a casa, ela traz amor a todos, não sei explicar como tudo e todos na família se voltam para ela, ela realmente é especial. Amo demais tudo o que eu vivo e acho que não faço tudo que deveria, aliás sempre achamos que podemos mais e assim vamos vivendo cada dia, superando as dificuldades, chorando e sorrindo com tudo o que a vida nos oferece.

Depoimento de Isa Franck, mãe de André (9 anos) e Rafaela (6 anos).

Por isso, nunca perca a maturidade que a vida te dá e aproveite ela para crescer e aprenda a cada dia que em tudo que vivemos sempre temos algo a descobrir que não sabemos. Ame intensamente tudo na vida, simplesmente isso. E espere, creia, não duvide da capacidade que Deus tem de transformar as coisas ao seu redor.

Janete Cristiane Petry - janetepp@espacodomquixote.com.br
Psicopedagoga do Espaço Dom Quixote

0 comentários: