RSS

Como utilizar a voz na escola



O primeiro trimestre do ano está terminando e neste momento os alunos recebem o primeiro retorno sobre seu desempenho escolar e orientações para os próximos meses de estudo. A vida profissional dos professores já está em ritmo acelerado e a cada mês as exigências vão aumentando, os prazos para entregar notas e pareceres vão se aproximando e a demanda de ensino se torna cada vez mais pesada. 

O ritmo de trabalho dos professores muitas vezes acaba por afetar a sua saúde física e mental, e alguns cuidados devem ser tomados para que este desgaste não seja exageradamente prejudicial. O enfoque da Fonoaudiologia no auxílio aos professores, na maioria das vezes, está focado em dicas de exercícios vocais de preparação para o esforço de um dia de trabalho e de relaxamento para evitar sintomas bem presentes na vida destes profissionais, como rouquidão, perda de voz e dores na garganta. Estas dicas são muito importantes e previnem doenças graves, porém também é importante que os professores saibam como utilizar a sua voz de uma maneira que não agrida a sua saúde. 

Muitos professores reclamam que está cada vez mais difícil lidar com os alunos, manter a sala de aula em ordem e com os alunos prestando atenção. Esta dificuldade resulta em um desgaste ainda maior para os professores e pode ser em grande parte resolvida com a correta utilização da voz através de uma entonação condizente com a postura que se quer passar aos alunos. A seguir algumas dicas importantes:

- defina as regras claramente;
- explique o que pode e o que não pode e determine o que vai ocorrer se a regra for quebrada;
- utilize um vocabulário curto na hora de cobrar o respeito às regras;
- tenha uma expressão corporal e entonação vocal que imponha respeito;
- não grite.

Quer saber como colocar estas e outras dicas em prática?

O Espaço Dom Quixote está promovendo a Oficina COMO UTILIZAR A VOZ NA ESCOLA no dia 29 de maio, terça-feira, das 19 às 22 horas.


Participe!


Fernanda Helena Kley - fernandafono@espacodomquixote.com.br
Fonoaudióloga do Espaço Dom Quixote
Pós-Graduanda em Neuropsicologia UFRGS

0 comentários: