RSS

Tenha uma Páscoa Saudável




A páscoa está chegando e com ela chegam também os ovos de chocolate, bombons e demais doçuras que dão água na boca de nossas crianças. Porém, os excessos alimentares atrelados a esta data festiva devem ser evitados. Os chocolates não devem ser proibidos, de forma alguma, o mais indicado para as famílias é o estabelecimento de uma combinação para o consumo destes alimentos. Por exemplo, pode ser combinado que estes doces serão consumidos de duas a três vezes na semana na quantidade determinada de acordo com a faixa etária, organizando assim a rotina alimentar da criança.

Além do chocolate, a cenoura é outro alimento de grande destaque na páscoa. Vale aproveitar esta oportunidade para incentivar seu consumo entre os pequenos através da preparação da receita abaixo. Uma ótima páscoa a todos!

Receita

Bolo de Cenoura Especial

Ingredientes
300 g de cenoura sem casca
200 g de açúcar mascavo
200 g de farinha de trigo branca ou integral
¼ de colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de canela
85 g de uvas-passas
30 ml de óleo de girassol
3 ovos médios
1 colher (chá) essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 20 cm diâmetro e forre o fundo com papel manteiga. Rale as cenouras e coloque-as em uma tigela. Acrescente o açúcar, a farinha, o sal, o fermento e a canela. Depois, junte as uvas-passas e misture tudo. Enquanto você mistura, o líquido liberado pelas cenouras deixa a massa úmida. Bata o óleo, os ovos e a baunilha em uma tigela separada e posteriormente despeje sobre a massa de cenoura. Coloque na forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.

Fonte: Annabel Karmel – Recipe Books


Daniele Santetti - danielenutri@espacodomquixote.com.br
Nutricionista do Espaço Dom Quixote
Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente - UFRGS

0 comentários: